Semed: Escola Martinho Motta passa por obras de ampliação e será totalmente transformada
Uma das escolas mais tradicionais do núcleo Nova Marabá, a Escola de Ensino Fundamental Martinho Motta da Silveira, na Folha 27, está sendo totalmente transformada em um ambiente mais aconchegante e bonito. A revitalização iniciou em meados de maio e contempla todos os espaços. As salas de aulas estão prontas e os servidores já trabalham na organização de alguns espaços, como o laboratório de informática e a sala de leitura, para a retomada do segundo semestre que ainda está com data a ser definida por conta das obras.
“Nesse momento, estão trabalhando na ampliação do bloco administrativo onde está sendo feita uma sala de orientação pedagógica, uma sala de coordenação e um banheiro sanitário para os funcionários e também estão na reforma dos banheiros dos alunos, área de serviço e cozinha. O pátio de refeição agora ganhará uma nova estrutura para receber uma nova cobertura”, informa o engenheiro da Secretaria de Viação e Obras, Rafael Silva.
A gestora da escola, Cristina Arcanjo, lembra que a unidade escolar foi contemplada pela gestão municipal com a cobertura da quadra e agora as expectativas da comunidade são grandes em relação à finalização da revitalização e ampliação do prédio que havia recebido reparos estruturais ainda em 2009.
“Estamos muito felizes. A comunidade está plenamente satisfeita com o andamento e aguardando com muita ansiedade a finalização. O espaço estava muito deteriorado. Ter essa oportunidade, essa revitalização, fortalece o trabalho que a gente desenvolve. Essa é uma escola pioneira aqui no núcleo Nova Marabá, então muitas pessoas que estão em diversas esferas da sociedade passaram por aqui. A possibilidade de ver essa escola reformada bate forte no coração de muita gente, ainda mais da própria clientela da escola”, enfatiza a gestora.
O diretor do Departamento de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Educação, Nells Claudjvan Nascimento, explica que a EMEF Martinho Motta está entre as mais de 40 escolas que tiveram obras iniciadas esse ano e com previsão de entrega até o final de 2022.
“É uma escola tradicional de Marabá, desde maio está passando por revitalização e igual a ela, outras também estão nesse processo iniciado no primeiro semestre. Algumas, inclusive, estão em fase de finalização ou entrega pelas empresas. Já entregamos cerca de 60% das obras que foram iniciadas esse ano, em torno de 42 obras”, pontua o diretor.
Ainda segundo o diretor da DILOG, para os próximos 90 dias está previsto a reinauguração de escolas como a Mendonça Vergolino e Judith Gomes Leitão, na Velha Marabá, bem como, a São Félix e Arco Íris no núcleo São Félix. Aliás, o núcleo São Félix foi beneficiado com a revitalização de quase todas as escolas municipais existentes por lá. Vale ressaltar ainda, que existem diversos processos licitatórios a fim de contemplar mais unidades de ensino, a exemplo da Escola Rayara Carvalho no Bairro da Paz, bem como, a Carlos Leitão, há mais de 150 quilômetros da zona urbana, e que está prestes a ter as obras iniciadas.
As obras de revitalização e ampliação da EMEF Martinho Motta estão orçadas em R$ 1.354.146,59. A dotação orçamentária é proveniente do Salário Educação e recursos próprios da Prefeitura Municipal.
Atualmente a EMEF Martinho Mota conta com 470 alunos, distribuídos entre o 6º ao 9º ano, e ainda turmas da Educação de Jovens e Adultos, como anexo da Escola Tereza Donato com o ensino personalizado. A escola Martinho Motta tem 9 salas de aula, sala de leitura, sala de Educação Física, sala de recursos, auditório, biblioteca e uma quadra coberta.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Secom