SMS: Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação já começou em Marabá
Na sala de espera da Unidade Básica de Saúde Edivan Xavier, no bairro Araguaia, dezenas de mães aguardavam, nesta terça-feira, 9, o momento para a imunização dos filhos e também para atualizar a carteirinha vacinal da criança. É a Campanha Nacional contra a Poliomielite e a multivacinação de crianças e adolescentes.
A Dona de Casa Rayane Barbosa dos Santos trouxe ao postinho os cinco filhos para vacinar. Ela conta que mora longe da Unidade de Saúde e aproveita o momento para trazer as crianças.
“É muito difícil vir várias vezes aqui no Postinho, então aproveito apenas uma viagem para trazer todas as crianças. Foi bom porque pude atualizar a caderneta deles”, comenta a Dona de Casa.
A Jovem Taiza Albuquerque, 20 anos, levou o pequeno Airon, de 4 meses, para ser imunizado. Ela também aproveitou o período da Campanha”, Eu fiquei sabendo da campanha de multivacinação e aproveitei para vir até ao Posto e atualizar a vacinação de meu filho”, disse a jovem mãe.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação, iniciaram na segunda-feira, dia 8, e estendem-se até 9 de setembro. O Dia D de divulgação e mobilização nacional será em 20 de agosto.
De acordo com o Ministério da Saúde serão vacinadas contra Pólio as crianças menores de 5 anos. O objetivo é alcançar no mínimo 11.572.563 de indivíduos nessa faixa etária. Para a atualização das vacinas de rotina de forma geral, o público-alvo são os menores de 15 anos. Em ambos os casos, não há necessidade de guardar intervalo em relação à vacina contra a Covid-19.
De acordo com Fernando Gomes da Silva, Coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a meta em Marabá é vacinar 19 mil crianças de 1 a 5 anos.
“Essa faixa etária é nosso público alvo da vacina contra a Poliomielite e ainda temos o público menores de 15 anos que terá sua caderneta atualizada das vacinas atrasadas”, explicou.
Na Unidade de Saúde Mariana Moraes, no Km 7, o movimento também foi intenso durante todo o dia. A pintora Jocilene da Silva de Oliveira, levou o filho de 13 anos para atualizar a carteira de vacinação e aproveitou também para levar o marido para a imunização contra a gripe A.
“É importante trazer a família para se cuidar porque temos muitas doenças que podemos evitar com a vacinação. Hoje trouxe meu filho e também veio meu marido para tomar a vacina da gripe”, disse Jocilene da Silva Oliveira.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio