Sevop: Obras de pavimentação e infraestrutura em toda a cidade
Nos últimos meses, a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), realizou uma série de inaugurações de obras em áreas de pavimentação e infraestrutura urbana que garantem melhores condições de vida para a população. E as obras não param.
Em relação à pavimentação, a Sevop avançou com a pavimentação em concreto de vias da Folha 6, núcleo Nova Marabá. Por lá, já foram mais de 2 quilômetros executados. O serviço avançou para a via que faz ligação com a Folha 8.
Na Folha 28, diversas vias também receberam pavimentação em concreto, dando continuidade à urbanização do bairro com vias que ainda recebem a concretagem.
Na Folha 32, as equipes terminaram os serviços de drenagem. Na próxima semana, inicia a pavimentação de ruas. Além disso, está avançada a concretagem da via que separa as Folhas 10 e 17. Na Folha 18, os serviços também estão finalizando, enquanto na Folha 29 a primeira etapa concluída atende principalmente as escolas do bairro.
No núcleo Cidade Nova, foram concluídas as avenidas Brasília, Cuiabá e João Pessoa. Além disso, também foi executada a marginal da Transamazônica, próxima ao bairro Amapá.
“Na pavimentação também já estamos avançando na avenida Minas Gerais. A gente fez primeiro a etapa da drenagem, retomamos agora. Estamos fazendo a pista dupla para aumentar mais ainda a Minas Gerais e facilitar o movimento entre o bairro”, explica o titular da Sevop, secretário Fábio Moreira.
A secretaria também está concluindo, em concreto armado, as duas marginais localizadas em Morada Nova. Estão previstas ações de pavimentação em vias da Folha 33, dos bairros Laranjeiras e Liberdade que apresentaram problemas de drenagem no ano passado, que estão resolvidos, mas agora serão retomadas.
Também há trechos para serem retomados no núcleo São Félix e em Morada Nova, onde será executado o acesso ao estádio.
Na Avenida das Torres, entre os bairros Araguaia e Nossa Senhora Aparecida, a Sevop também vai entrar com pavimentação em concreto.
“A gente não para de sempre fazer mais, mais licitações e vamos liberando conforme o orçamento e as necessidades que a gente vai detectando. Assim também funciona nas escolas, nos postos de saúde que precisam ainda ser reformados”, explica o secretário.
Na Zona rural, a Sevop vai iniciar a construção do novo posto de saúde da Vila Sororó, que atualmente ocupa um prédio alugado enquanto outro posto está sendo concluído na Vila Três Poderes.
Um fator importante para compreender a dinâmica de execução das obras públicas da cidade é a questão das chuvas. Enquanto no período chuvoso as obras de drenagem, terraplanagem e pavimentação precisam cessar, as de equipamentos públicos, como postos e escolas, continuam.
Outras obras bem avançadas são a extensão da Orla na Marabá Pioneira onde a Sevop realiza a ligação do espaço com as ruas do entorno, além de o estacionamento já estar encaminhado. Na orla do bairro Amapá, a obra está em fase de acabamento, com colocação de brinquedos e academia ao ar livre. A previsão é que ambas sejam concluídas nos próximos dois meses.
Ainda na área de lazer, a prefeitura entregou recentemente as pistas de caminhada dos residenciais Novo Progresso e Tiradentes. E na semana passada foi entregue o novo campo do Piçarrão totalmente revitalizado, na Nova Marabá.
Também foi entregue a Praça do KM-7 e está em fase de conclusão a Praça da Folha 30.
Outra obra importante é a Feira da Folha 28 que está em fase de finalização. E a obra do terminal de integração foi retomada.
De acordo com o secretário Fábio Moreira, o fluxo de obras pela cidade é contínuo apesar de alguns percalços pelo caminho como a cheia dos rios no início do ano, a maior em quase vinte anos.
“A gente teve que canalizar muitos esforços lá; foge um pouco do que era o convencional das cheias de Marabá. Então, isso atrasou um pouco os inícios de obras. A gente teve também que alocar recursos para infraestrutura como os abrigos, as melhorias. Mas após a cheia, a gente conseguiu retomar um nível bom de obras, até mais forte do que do ano passado. E as obras também conseguindo ter um andamento normal”, reitera.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio / Arquivo