GMM: Ação na Escola Cristo Rei aborda a importância do não uso de entorpecentes
Dezenas de estudantes da Escola Municipal Cristo Rei, no bairro Jardim União, acompanharam na manhã de terça-feira, (16), uma demonstração da equipe do Canil da Guarda Municipal de Marabá. A ação faz parte de uma programação da Guarda que pretende atender as escolas públicas do município.
Os cães farejadores Ziah e Taurus deram um show à parte, mostrando eficiência no trabalho de localização de produtos ilícitos em abordagens policiais. Esta ação já rendeu bons resultados nas operações policiais da Polícia Federal, PRF, Polícia Civil e Militar e da própria Guarda.
De acordo com o Inspetor Wiliscley Leão, Comandante da Guarda Municipal, os cães passam por treinamento especial para conseguir localizar o entorpecente. Hoje a eficiência é algo acima do esperado. “O cão Ziah já está com 9 anos de idade e o Taurus estamos com ele há apenas 6 meses de treinamento, mas os resultados são excelentes nas abordagens”, destaca o comandante.
Além das demonstrações dos cães, os Guardas também passam a mensagem dos cuidados com produtos entorpecentes para que não façam uso de nada ilícito. “Nós já estamos fazendo um trabalho há alguns anos aqui na Cristo Rei e esse ano pretendemos atuar mais nas escolas, nesta função da Guarda nas escolas e principalmente nos períodos da manhã e tarde, quando são registradas algumas brigas e até a comercialização de drogas e o canil vai fazer esse trabalho junto aos alunos e demais servidores”, explica o Inspetor Leão.
Os alunos que participaram da programação na Escola Cristo Rei gostaram bastante do desempenho de Ziah e Taurus.
“Eu fiquei feliz em ver essa apresentação e como fazem para treinar o cão e eles responderem aos comandos, isso foi muito bom”, observou o aluno Caio Ferreira Luz, 14 anos, 8º ano.
Kemilly Victória dos Santos Silva, 14 anos, aprendeu que para o cão tudo não passa de uma brincadeira. “Eles fazem isso e para eles é tudo uma brincadeira, mas para a Guarda é o trabalho deles, mas para o cãozinho não”, comentou.
Bruna Rafaely Alencar, 11 anos, ficou encantada ao ver como os animais são inteligentes e obedecem ao adulto quando o agente lhe dá o comando. “Aprendi que os cães são inteligentes e podem ajudar bastante nas operações das polícia, hoje aprendi muito com esta ação”, disse.
Lívia Carolina de Jesus, 7 anos, também gostou bastante das apresentações. “Os cães são bons animais, fazem o que lhe pedem e ainda são mansinhos, eu amei esta apresentação deles”, comentou.
Para a gestão da escola, as ações da Guarda Municipal na escola são importantes, pois transmitem a mensagem de respeito, disciplina e organização, principalmente a mensagem do não uso de entorpecentes.
“É um trabalho maravilhoso, pois passa para o aluno a importância da disciplina, o não uso de drogas. É necessário a conscientização. O trabalho da Guarda passa ao aluno a importância desse momento para todos”, esclareceu Gleide Hartuick, Diretora da Escola Cristo Rei.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio