SMS: UBS do Bairro da Paz realiza ação do Agosto Dourado em prol do aleitamento materno
No auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Pereira de Araújo, no bairro da Paz, núcleo Cidade Nova, as gestantes atendidas no programa de pré-natal foram recebidas com uma programação especial, repleta de informações importantes sobre o aleitamento materno. A ação faz parte de uma agenda programada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Sociais (SEASPAC), como parte da Campanha Agosto Dourado. A programação aconteceu simultaneamente nas UBS Emerson Caselli, na Liberdade e Enfermeira Zezinha, na Folha 23.
Kelly Cortez, gerente da UBS, explica que a equipe trabalha a pauta do Agosto Dourado todos os dias, mas que este mês tem um peso maior por conta da campanha. Por isso, as parcerias são essenciais, a exemplo do CRAS Amapá, que atende o bairro da Paz.
“Fomos atrás de parcerias para que a gente pudesse trazer benefícios e programas que estão em sintonia com a gravidez, então tivemos a participação da Seaspac, com o programa Criança Feliz e do CRAS”, enfatiza.
Durante o encontro, as gestantes participaram de uma roda de conversa sobre mitos e verdades sobre o aleitamento. Foi um bate-papo dinâmico com perguntas e respostas dadas por meio de plaquinhas. As atividades incluíram apresentação de programas como Enxoval no CRAS e Criança Feliz e um lanche, no encerramento.
“Tratamos sobre o Serviço de Fortalecimento de vínculos que é o serviço que trabalha com o grupo de gestantes, a partir dos três meses até os nove meses, onde elas participam de palestras, oficinas e vamos trabalhando na totalidade, pois recebem atendimento de assistência social, psicólogo, encaminhamento ao Cadúnico, dentre outros. Ao final da gestação tem o benefício do enxoval. O Criança Feliz funciona no CRAS e é trabalhado desde a gestação até a criança completar os seis anos de idade”, ressalta Edileuza Athiê, coordenadora do CRAS Amapá.
Após as palestras, as gestantes receberam os atendimentos de rotina da UBS. A operadora de caixa, Daiane Matos, 32 anos, que está passando pelo pré-natal, disse que a roda de conversa trouxe informações importantes sobre o aleitamento e agora pensa em ser doadora no Banco de Leite Humano do Materno Infantil, pela primeira vez. A moça está na quarta gestação, à espera de uma menina.
“ Foi muito importante pelo fato de adquirirmos conhecimento. Eu sei de algumas coisas, mas não sei tudo e cada criança, é uma gestação diferente. É interessante essa troca de informações com profissionais e com outras mães também. Eu não fui doadora ainda, mas agora penso em ser porque sempre tenho muito leite”, revela a comerciária.
Vale ressaltar que a SMS programou o Dia D da campanha para todas as catorze UBS existentes na cidade. Nesta sexta-feira, será a vez das UBS Maria Bico Doce, em São Félix Pioneiro e Jaime Pinto, no Belo Horizonte, às 8h. Na segunda-feira, 22, o Dia D acontece na UBS Amadeu Vivacqua, no Km 02 do núcleo São Félix. Já no dia 23, a comunidade de Morada Nova terá a programação na UBS Carlos Barreto. Dando continuidade, no dia 24, a ação será realizada na UBS Hiroshi Matsuda na Folha 11. No dia seguinte, 25, a pauta será debatida na UBS João Batista, no bairro Santa Rosa e na UBS Laranjeiras. E por fim, no dia 26, a programação encerra na zona urbana, na UBS Pedro Cavalcante Amapá, atualmente localizada no Novo Horizonte ao lado da Igreja Católica.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Secom