Dia do Ciclista: Passeio ciclístico leva conscientização e diversão para as ruas de Marabá
Neste dia 19 de agosto se comemora o Dia Nacional do Ciclista, data instaurada em 2007 como um símbolo da luta contra os crimes de trânsito e em defesa de maior uso da bicicleta. Para celebrar a data e buscando conscientizar a população, o Departamento Municipal de Trânsito (DMTU), em parceria da União dos Ciclistas de Marabá (UCM) e Polícia Rodoviária Federal, com o apoio da Secretaria de Esportes, realizou um passeio ciclístico pela Transamazônica.
“Observamos que ainda há muito desrespeito aos ciclistas e pedestres em Marabá. Eles são a parte mais vulnerável do trânsito e por isso realizaremos uma série de ações, visando esse público. Entendemos que há dois tipos de ciclistas, os mais profissionais e os de bairro e teremos ações para os dois públicos”, comenta Rafael Cappellari, coordenador do Departamento de Educação no Trânsito do DMTU.
no Trânsito do DMTU
O passeio saiu da frente do Hemopa, na Cidade Nova, e se dirigiu até a rotatória do KM 6, seguindo até a Marabá Pioneira, onde foi realizado um lanche e palestras sobre educação no trânsito. A ação também teve apoio da Secretaria Municipal de Esportes (Semel) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“É uma ação educativa que é sempre importante. O uso da bicicleta hoje tem muitos benefícios também para a saúde e para o corpo, além de ajudar a desafogar o trânsito. Temos verificado que o número de ciclistas em Marabá tem crescido também enquanto esporte. Por isso, a Semel está sempre apoiando essas iniciativas”, ressalta o secretário de esportes, Thyago Ferraz.
O técnico em enfermagem Reginaldo Ribeiro, 53 anos, conta que pedala desde criança e que adorou a iniciativa. “Vemos que o motorista não respeita, eles entram na ciclofaixa, a gente faz sinal para reduzirem ou não entrarem e parece que é o inverso, eles aceleram. Por isso é importante essas iniciativas, além de ser um prazer para quem gosta de pedalar”, comenta.
Vários grupos de ciclistas de Marabá como “Bike é Vida”, “Marabike”, “Pedal na Veia” e “Maravilhosas do Pedal” participaram da ação e apoiaram a iniciativa. “Sempre que tem essas ações participamos. A gente pedala porque gosta e porque faz bem para o corpo e para a mente. Por isso estamos aqui nessa iniciativa e estaremos na outra. Está muito legal e é importante que todas as pessoas, principalmente os motoristas, criem mais consciência”, destaca Ivonete dos Anjos, participante do grupo Maravilhosas do Pedal.
Confira outras fotos do passeio:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento