Defesa Civil: Brigada de Incêndio registra seis ocorrências de queimadas no fim de semana
No final de semana, a Brigada de Combate a Incêndios da Defesa Civil Municipal seguiu com as ações de atendimento às chamadas de queimadas na cidade. Foram atendidas seis ocorrências.
No sábado, 27, entre as ocorrências registradas, uma delas foi atendida em uma chácara na área do balneário Geladinho. As equipes atuaram durante seis horas no local a fim de conter as chamas. Segundo a Defesa Civil, essa área apresenta aumento nos focos de incêndio esse ano.
No KM-7 também teve foco de incêndio no final da tarde de sábado. As equipes atuaram por cerca de três horas próximo aos trilhos do trem.
Neste domingo, 28, as equipes da Brigada atenderam o chamado de um incêndio de grandes proporções que ocorreu na rua Gabriel Pimenta, próximo ao balneário da Mocinha. No local, as equipes passaram mais de duas horas na contenção do fogo.
Na ocasião, um cidadão bêbado e portando uma arma branca proferiu ofensas contra a equipe e foi conduzido à Seccional de Polícia Civil.
Ainda no domingo, 28, as equipes atenderam uma ocorrência no Residencial Morumbi. O fogo era de pequena proporção e aconteceu nos fundos de uma residência. A equipe permaneceu menos de meia hora no local.
Outra ocorrência atendida, aconteceu em área de mata na BR-230, próximo a uma empresa de grãos.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, Marabá tem registrado um número considerável de focos de incêndio principalmente nesse período de altas temperaturas, baixa umidade do ar e vegetação seca.
Marlivon Almeida, coordenador da Defesa Civil, alerta. “Esses infratores podem ser localizados porque todos esses incêndios têm um lugar de origem. Nós estamos trabalhando, dando o nosso melhor para que a população de Marabá possa respirar um ar de qualidade porque hoje as crianças e idosos estão sofrendo muito, justamente por estar inalando esse ar contaminado”, afirma.
A prática da queimada é crime e pode resultar em multa. O infrator também poderá responder a processo administrativo junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e ao Ministério Público.
Este ano, os agentes da Brigada atuam em parceria com o Corpo de Bombeiros no atendimento das das chamadas.
Serviço
Para denunciar queimadas, os números de atendimento são:
Semma – 991108283/992330523
Defesa Civil – 981737173
Corpo de Bombeiros – 193
Disque Denúncia – (94) 33123350
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação