Agricultura: Seagri inova em projetos de piscicultura
Um projeto inovador está sendo implantado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá: a produção de peixes a partir da instalação de tanques suspensos. É um projeto pioneiro na região, e que nesta primeira fase, nos primeiros seis meses de 2022, contempla oito produtores rurais.
O projeto de Tanque Suspenso na Piscicultura é feito a partir de geomembrana em polietileno de altas densidade, durabilidade e resistência e com medidas variadas. O tanque suspenso atende quesitos de cultivo, nutrição, manejo, sanidade, densidade e legislação ambiental da piscicultura.
“Esse projeto vem inovando porque não existe tanque suspenso na região ainda e nós estamos promovendo essa tecnologia na região de criação em tanque suspenso, pois ele não é escavado, ele é feito de geomembrana suspenso no solo e conseguimos cultivar melhor o peixe, em menos tempo. Esse projeto acompanha mil alevinos para início da produção”, explicou o veterinário, Odilon Soares, Coordenador do Departamento de Defesa Agropecuária.
O coordenador explica ainda que o projeto de piscicultura na região está dando bons resultados junto aos produtores, já que a região favorece ao desenvolvimento do projeto pela qualidade e quantidade de água disponível, portanto foram desenvolvidos dois projetos: tanque escavado e tanque suspenso.
“Nós promovemos a piscicultura porque estamos na melhor região para a produção de peixe do Brasil, sem falar na qualidade e quantidade de água que temos aqui. Hoje estamos com dois projetos em desenvolvimento, temos o projeto de tanque escavado com uso de uma escavadeira hidráulica e vamos atendendo a demanda que o produtor nos traz. Primeiro chega o pedido e encaminhamos uma equipe técnica para avaliar se tem uma área adequada para produzir e confeccionar o tanque e depois levamos a máquina para fazer o tanque de 20 x 60. E aí o produtor já começa a sua produção após a água está decantada e pronta para o início da criação”, ressalta.
Atualmente, a Seagri já atendeu mais de 100 produtores rurais com o projeto do tanque escavado e mais oito com o projeto do tanque suspenso. De acordo com Odilon Soares, se houver interesse do produtor em instalar o projeto na propriedade, ele deve procurar a associação que o representa.
“Para obter uma visita da equipe técnica, o produtor deve encaminhar um pedido para a associação e a associação encaminha a solicitação para a Seagri, aí então encaminhamos uma equipe até à propriedade para avaliar a viabilidade da instalação do projeto, ou tanque escavado ou tanque suspenso”, esclarece Odilon Soares.
Como funciona o Tanque Suspenso Piscicultura?
O tanque suspenso é um sistema de piscicultura intensiva com recirculação de água, que pode ser originada de rios, lagos, poços e riachos. A água pode ser direcionada para dentro dos tanques por gravidade ou por bombeamento.
A água é filtrada, tratada, oxigenada e retorna para os tanques. Desta forma, o tanque suspenso piscicultura possibilita o controle de variáveis como temperatura, oxigenação e qualidade de água, resultando num confinamento em ambiente saudável com população equilibrada, garantindo a qualidade uniforme do produto final.
Com o tanque suspenso piscicultura é possível comportar uma quantidade de peixes maior que no tanque convencional. Devido à capacidade de controle no sistema com tanques suspensos, pode-se atuar com alta produtividade, obtendo, por exemplo, de 30 a 60 kg por metro cúbico (m³), em uma área média de um metro quadrado.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Divulgação Seagri