Semana da Pátria: Escola Martinho Motta desfilará com mais de 100 alunos
O desfile de 7 de setembro na Avenida Antonio Maia, Marabá Pioneira, terá ínicio às 7h. Para deixar tudo certo para o grande dia, na tarde desta terça-feira, 6, os alunos da Escola Martinho Motta realizaram o último ensaio, que contou com a presença do Exército Brasileiro e auxílio da banda.
“Hoje estão trazendo um pouquinho de Ordem Unida aos alunos e também o toque da banda para ajudar a tornar mais real esse momento. Tudo sendo preparado para fazermos uma bonita festa amanhã”, comenta Cristina Martins, diretora da Escola Martinho Motta.
Conhecimento que está no cotidiano da aluna Ana Beatriz, 13 anos, que também atua como bombeiro mirim. “Já tinha aprendido antes a Ordem Unida porque sou bombeira mirim. Mas nunca desfilei, é a primeira vez. É muito legal e estamos nos preparando para fazer bonito”, comenta a estudante do sétimo ano.
A escola desfilará com 115 alunos, sendo 80 do turno do dia e 30 noturnos da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os ensaios correm pela manhã e à tarde. A apresentação se dividirá em cinco blocos. “O tema geral é “Eu Vejo o Mundo Melhor no Futuro” e baseado nessa temática fizemos a divisão dos pelotões”, explica Cristina.
“A importância é grande, principalmente para uma escola tradicional como a nossa. Cultivando e respeitando os valores, independente dos contextos históricos. Somos cidadãos brasileiros e valorizamos muito essa data como expressão do civismo”, reitera Cristina.
Os cinco blocos da Escola Martinho Motta serão divididos em:
- Comissão de frente: Com os alunos que praticam esporte na escola.
- Por Menos Muralhas e Mais Pontes que ligam, unem, aproximam e libertam a vida em sociedade. Objetivo: Enfatizar a importância de assumirmos a responsabilidade pela construção de um mundo melhor, mais fraterno e justo. E assim superar as muralhas que limitam e aprisionam a vida em sociedade.
- O Tempo Voa: Inovação e Transformação. Objetivo: Enfatizar que devemos buscar a modernidade que queremos, expressando as inovações e transformações por meio das tecnologias de informação e comunicação que ajudam a modernizar a vida no planeta.
- Percebe-me! Ouça-me! Não me deixe só Objetivo: Este pelotão visa chamar atenção para a necessidade de dar atenção às crianças através da família e da sociedade.
- Equidade e Justiça Social Objetivo: Ressaltar a importância da luta por um mundo melhor, construído no terreno do respeito às diferenças e garantia dos direitos humanos.
Gabriel Galvão conta que se mudou para Marabá há dois anos e desfilará pela primeira vez na cidade. “Eu já desfilei no Maranhão.
Aqui é a primeira vez. Vai ser bem legal, a importância é grande”, comenta o aluno do 9º ano.
A aluna Sofia Costa, 13 anos, também está na expectativa para seu primeiro desfile. “É muito legal os ensaios. Nunca participei do desfile, estou ansiosa. Desde o que a diretora falou, fiquei toda animada e na escola todos estão também”, conclui a estudante do 7º ano.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento