Semana da Pátria: Secretaria de Educação avalia sucesso da volta do desfile cívico-militar
Na manhã de ontem, 7, milhares de pessoas tomaram a Avenida Antônio Maia, no núcleo Marabá Pioneira, para assistir ao tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, que voltou a ocorrer após dois anos, devido à pandemia de Covid-19.
A avaliação geral da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é positiva. As pessoas que assistiram ao desfile puderam contar com segurança e conforto, que estavam entre as principais preocupações da organização.
Em relação aos horários, as expectativas foram alcançadas. A parte civil do desfile, com destaque para as escolas, iniciou pontualmente às 8h e seguiu até às 10h40, quando começaram os desfiles das Forças Militares, que finalizaram a apresentação antes do meio-dia.
Este ano “Eu vejo a vida melhor no futuro”, verso clássico da música Tempos Modernos, de Lulu Santos, foi o tema do desfile. As escolas mostraram o tema durante suas apresentações.
“No âmbito pedagógico do evento, ocorreu tudo dentro do planejado. Inclusive, aconteceu além das expectativas. Eu acho que esse evento é importante porque a escola pública tem a oportunidade de mostrar para a sociedade o que ela produz e produz muita coisa boa. Inclusive produz protagonismo”, ressalta o diretor geral de ensino da Semed, Fábio Rogério Rodrigues.
O diretor ressalta o protagonismo dos estudantes durante o desfile e as mensagens que eles levaram para a avenida Antônio Maia.
“Os grandes protagonistas desses eventos são os alunos. O tema, a gente acha que veio a calhar muito nesse momento, é um convite a ver a vida melhor no futuro. Nós orientamos as escolas, reunimos várias vezes para que a escola trouxesse isso para a sociedade. Que mensagem? Que expectativa de vida de futuro a escola poderia pensar com sua comunidade e transportar à sociedade de Marabá? Muitas ideias brilhantes, muito protagonismo por parte dos alunos. A avaliação da secretaria é extremamente positiva e a gente já está começando a se preparar para 2023”, reitera Fábio Rogério Gomes.
Este ano, entre as mudanças que aconteceram no desfile, estavam as grades de proteção substituindo o cordão de isolamento usado em anos anteriores, ampliação do palco com média de 200 convidados, assim como ampliação do espaço para a banda.
Para o ano que vem, a equipe da Semed já pensa nas mudanças e novidades que serão implementadas.
“Esperamos. A gente espera trazer também outras inovações, outros mecanismos que geram inclusive conforto, segurança e acesso à população”, finaliza o diretor Fábio.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo Secom