Semed: Professores de Educação Especial participam de curso para aprimorar técnicas de ensino-aprendizagem
Os professores lotados no Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (DEE/Semed) participaram de uma formação, no final de agosto, quando receberam orientações para confecção de recursos manuais, de maneira prática e fácil, utilizando materiais recicláveis de baixo custo. Os 64 professores que participaram da capacitação ganharam a oportunidade de aprimorar técnicas de ensino-aprendizagem.
O curso tem grande relevância para a comunidade escolar, pois a Coordenadoria de Educação Especial é responsável pelas 36 salas de recursos, onde são atendidos mais de 800 alunos . A capacitação foi ofertada pela equipe de formação do DEE/Semed com apoio da equipe multiprofissional que inclui psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e psicopedagogos.
A formação estendeu-se pela manhã e à tarde, quando finalizou com a oficina de produção, momento em que os professores colocaram em prática o que foi absorvido no curso, com a confecção de material adaptado.
Segundo Thais Mendes, coordenadora do DEE, os professores são especialistas na área de atuação. “Essa formação foi de suma importância, pois sabíamos na teoria, sobre tecnologia assistiva e material adaptado para cada deficiência. Com a formação colocamos em prática o que já tínhamos visto na teoria”.
Além das salas de recursos, o Departamento de Educação Especial conta com dois núcleos, um para deficientes visuais e outro para surdo. Há um terceiro que está em fase de acabamento, voltado para pessoas autismo. “A programação é que o núcleo para autismo seja inaugurado ainda neste semestre”. Acrescentou Thais.
As técnicas aprendidas na formação já estão em uso nas salas de recurso. Uma delas é na Escola Ida Valmon, no bairro Novo Horizonte. Segundo Analice Souza dos Santos, professora da sala de recursos, o atendimento de cada aluno é individual, de acordo com a necessidade específica. Os alunos são atendidos em contraturno, duas vezes por semana. Assim que o aluno chega na sala de recursos é elaborada uma atividade seguindo o Plano de Ensino Individualizado (PEI).
“As nossas crianças são capazes e através do trabalho individualizado conseguem alcançar o desempenho na sala de aula comum. Esse trabalho conta com a participação dos professores da Sala de Recursos, da sala comum, dos estagiários e dos mediadores. Cada aluno é uma especialidade, por esta razão cada um é trabalhado de acordo com a sua necessidade” afirmou Analice.
Nas atividades são utilizados jogos estruturados que são encaminhados pelo MEC e jogos adaptados. Estes adaptados fazem parte de alguns confeccionados durante a formação realizada no mês passado.
Texto: Susana Galvão
Foto: Paulo Sérgio e Divulgação