CCZ: Parabéns aos Veterinários, profissionais que não medem esforços para cuidar dos animais
Nesta sexta-feira, 9, comemora-se o Dia do Médico Veterinário. Em Marabá, esses profissionais são atuantes com prestação de serviços à Saúde Pública, em setores como Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Agricultura e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde atualmente trabalham quatro médicos.
A data, lembrada em todo o Brasil, celebra o Decreto nº 23.133, do presidente Getúlio Vargas, que instituiu oficialmente a lei de normatização para a atuação e para o ensino dessa profissão no país. Em 1940, a profissão passou a ser regulamentada obrigando a certificação para o exercício da função.
A profissão dedicada especialmente aos cuidados com a saúde dos animais, também traz benefícios à saúde humana e ao meio ambiente, isso porque o veterinário atua em diferentes áreas, inclusive na Saúde Pública, em setores como a Vigilância Epidemiológica e Sanitária.
No CCZ, o trabalho dos veterinários é para evitar as zoonoses, doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas. Atuam quatro médicos veterinários em programas de controle e combate à Leishmaniose, Raiva Animal e no controle de Animais Sinantrópicos, a exemplo dos ratos, pombos e morcegos, dentre outros programas. Além disso, o CCZ trabalha no controle populacional de cães e gatos tanto com o serviço de carrocinha quanto com a esterilização desses animais em ambos os sexos.
Vale ressaltar, que de uma maneira geral, as zoonoses estão controladas no município. Em relação aos serviços do CCZ, o Centro atende à demanda espontânea. As testagens para leishmaniose acontecem às segundas e quintas, das 8h às 10h, e terças e quartas, das 13h às 15h. Já a vacinação antirrábica acontece todos os dias, incluindo sábados e domingos, das 8h às 17h.
“No CCZ trabalhamos com a prevenção para evitar que as doenças cheguem ao ser humano, tipo a Leishmaniose, que é uma doença transmitida por um vetor. Fazemos orientações para que as pessoas usem repelentes em seus cães; orientamos sobre o controle ambiental com a limpeza de quintais; sobre o uso de repelente para ser humano também, além das vacinações de cães e gatos”, ressalta Flávio Ferreira da Silva, coordenador do CCZ.
Outras pastas que contam com o trabalho do profissional veterinário são a Secretaria de Agricultura (Seagri) e a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa). Na Seagri, dentre outras funções, o médico veterinário trabalha na inspeção dos produtos de origem animal, em matadouros, por exemplo, para que doenças como brucelose, tuberculose, não cheguem ao prato do brasileiro.
Por outro lado, na Vigilância Sanitária, a inspeção é feita em supermercados, açougues, com o objetivo de verificar se existem alterações de produtos como a carne por exemplo, devido à temperatura ou ao manuseio, a fim de evitar vírus e bactérias nocivos à saúde humana.
“É uma área muito boa porque trabalhamos com vidas animais e humanas, evitando que os seres humanos sejam acometidos pelas doenças transmitidas pelos animais, mas também de que estes sejam acometidos por doenças”, reforça.
Médico Veterinário tem orgulho da profissão
O médico veterinário Flávio Ferreira da Silva, coordenador do CCZ em Marabá, atua na profissão desde 2014. Formado pela Universidade Federal do Piauí, o profissional acumula experiências em seu currículo que têm lhe causado grandes alegrias.
“Já gostava de mexer com animais porque meu pai era criador tanto de cavalo como de bovino e ovino, tinha animais de produção. Cachorro também. Então passei no vestibular na primeira vez que fiz. Me formei em 2013 e em 2014 passei a atuar”, revela o médico.
Em Marabá, o veterinário chegou em 2016 e daí por diante não mais parou de atuar na clínica e cirurgia de cães e gatos. Na prefeitura, ingressou em 2017, desenvolvendo suas atividades no CCZ, e em 2021, assumiu a coordenação do centro.
“Eu tenho muito orgulho de ser médico veterinário, eu amo essa profissão e cada dia mais, eu faço de tudo pra dedicar a minha vida a esses seres vivos, que são os animais”, destaca.
A dedicação pelos cuidados com os bichos, vai além do trabalho no CCZ, onde realiza as chamadas castrações. Fora de lá, Flávio mantém a própria clínica na Folha 21. O médico também faz questão de destacar que tem experiências em trabalhar com outros tipos de animais: os silvestres, aves, roedores, lagartos.
“Me identifico com essa área que tem crescido muito. Às vezes as pessoas focam muito em cães e gatos e esquecem dos outros animais que também estão sendo introduzidos”, ressalta.
No município, é constante a atuação destes profissionais que se encarregam de prevenir, diagnosticar e curar as doenças dos animais, além de evitar que sejam transmitidas aos humanos. Nesse dia especial a homenagem é para todos os Médicos Veterinários que muito contribuem com a prestação de seus serviços.
Texto: Leydiane Silva