SMS: Protejam as crianças com a vacina contra poliomielite. O vírus provoca estado de emergência no exterior
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, voltou a preocupar o mundo. A doença que foi erradicada por muitos anos em diversos países, vem preocupando autoridades, inclusive no Brasil, devido à baixa cobertura vacinal. Na última sexta-feira, 09, por exemplo, Nova York entrou em estado de emergência, após confirmar a circulação do vírus nos Estados Unidos. Aliás, por lá, em julho deste ano foi confirmada a infecção de um adulto, mesmo após uma década sem registros de casos da doença, conforme reportagem divulgada em diversos canais de comunicação, como a CNN no Brasil.
No Brasil, o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação até o dia 30 de setembro a fim de atingir o público-alvo, que são as crianças menores de 5 anos e os adolescentes menores de 15 anos para atualização da caderneta. A Secretaria de Saúde de Marabá (SMS) também alerta pais e responsáveis para a procura pelos imunizantes, a única prevenção segura contra a doença.
“Marabá vacinou apenas 20% dessa população, mesmo com 19 mil crianças e adolescentes nessa faixa etária. É preocupante porque estamos vendo o grande aumento de casos fora do Brasil e isso pode chegar até aqui e trazer problemas mais graves para esse público. Pedimos aos pais e responsáveis que levem as crianças e adolescentes para vacinar. Tem vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde e também em pontos móveis”, alerta Fernando Gomes, coordenador de imunização/SMS.
A meta da SMS é vacinar 19 mil crianças e adolescentes nesta campanha, mas apenas cerca de 4 mil foram levadas para garantir a prevenção. Em um rápido levantamento em pontos móveis de vacinação, a falta de tempo, por conta da rotina diária, tem sido a principal justificativa para a ausência nas UBS. No entanto, vale destacar que a SMS facilita ainda mais o acesso à vacina em cinco UBS da cidade, com atendimento estendido (noturno).
As UBS com horário estendido ao menos uma vez na semana, são: Carlos Barreto, em Morada Nova; Amadeu Vivácqua, em São Félix; Hiroshi Matsuda, na Folha 11; Demósthenes Azevedo, na Velha Marabá e Laranjeiras, no núcleo Cidade Nova.
Outra ação destaque que tem sido feita por algumas UBS’s é a vacinação itinerante. Na UBS Hiroshi Matsuda, as equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF), agora fazem uma força tarefa pelas Folhas de abrangência da Unidade (entre a Fl.01 e 13), inclusive nos Núcleos de Educação Infantil.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Secom