DMTU: Campanha “Juntos Salvamos Vida” inicia em Marabá na segunda, 19
Na próxima segunda-feira, 19, o Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) em conjunto com os demais órgãos de trânsito no município, vai iniciar a Semana Nacional do Trânsito em Marabá, que terá início no dia 19 a 25 de setembro. A campanha nacional é prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem como objetivo promover, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro. O tema de 2022 é Juntos Salvamos Vidas. Um convite para participação da sociedade na luta contra acidentes e mortes no trânsito.
“Somente o poder público não consegue desenrolar a missão de tornar o trânsito mais seguro, a gente precisa do apoio da sociedade, principalmente quando respeitam o que está previsto no CTB. A sociedade não deve se atentar somente à parte de punição do CTB, mas enxergar principalmente, as normas gerais de circulação e conduta. Com certeza o trânsito vai se tornar mais seguro para todo mundo, se isso acontecer”, ressalta Rafael Nogueira, coordenador de Educação para o Trânsito do DMTU.
A imprudência no trânsito ainda continua sendo a principal causa dos acidentes. Dentre os registros mais comuns na realidade do município estão o uso do aparelho celular enquanto dirige (mesmo via viva-voz ou até mesmo com o veículo parado no sinal vermelho); motociclistas sem capacete ou transportando um número de pessoas maior do que a motocicleta comporta; condutores de veículos sem o cinto de segurança e alcoolemia frequente.
Algumas dicas também podem fazer a diferença no trânsito, orienta o DMTU. Aos pedestres as recomendações são de caminhar em espaços adequados, tais como calçadas ou faixas de pedestres. Além disso, sempre fazer o sinal de vida que é o gesto de estender o braço antes da travessia da faixa, garantindo a visualização do mesmo pelos outros condutores.
Para os ciclistas, vale a dica de trafegar no mesmo fluxo dos veículos, evitando a contramão. O ciclista deve andar com maior frequência possível, à direita da via, para evitar colisão.
“A gente tem o poder salvar ou perder vidas. Já temos perdido muitas vidas de forma estúpida no trânsito, mas juntos, sociedade e poder público, temos tudo para respeitar as leis de trânsito e salvar vidas”, enfatiza o coordenador.
A programação da Semana Nacional do Trânsito terá abertura no dia 19, às 09h30, no Plenário Thiago Koch, na Câmara Municipal. No dia 20, haverá comando educativo na saída da ponte Itacaiúnas, pela manhã, em conjunto com SEST/SENAT. Na quarta-feira, 21, os agentes vão visitar as crianças do abrigo municipal. Uma dinâmica que já é desenvolvida pelo setor de Educação para o Trânsito com teatro de fantoches. Na quinta-feira, 22, a ação será de conscientização pelo Dia Mundial sem Carro. O foco é conscientizar o marabaense a reduzir o uso do carro de forma gradativa, usando bicicleta, carona coletiva e transporte coletivo. Sexta-feira, 24, em comemoração aos 25 anos do CTB e ao Dia do Agente de Trânsito, será feita exibição de vídeos nas redes sociais; Dia 24, sábado, haverá uma exposição em conjunto com o SEST/SENAT na rodoviária do Km-06. E no dia 25, a ação também será on-line com exibição de vídeos nas redes sociais da prefeitura.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Arquivo Secom