Educação: CAES realizará exposição e dia de lazer em alusão ao Dia Nacional do Surdo
Nesta sexta-feira, 16, o Centro de Atendimento Especializado na Área de Surdez (CAES) realizará uma exposição de materiais e jogos pedagógicos adaptados e confeccionados pelos professores da instituição. A exposição acontecerá das 8h às 12h na praça Duque de Caxias, em frente ao Museu Municipal.
“É uma exposição dos materiais que utilizamos com os alunos. Os professores de cada disciplina fazem uma adaptação do seu material, confeccionam, imprimem e organizam, para que o aluno consiga acompanhar. São jogos, brinquedos, materiais didáticos”, explica Iracelma Silva Costa, coordenadora do CAES.
A ação faz parte da programação do Dia Nacional do Surdo, que será em 26 de setembro. O evento também contará com uma fonoaudióloga que apresentará seu trabalho, banners, histórico do CAES e da Central de Interpretação em Libras (CIL) com apresentação do trabalho que eles fazem com os usuários.
“Teremos também um momento cultural, com um teatro, realizado por dois professores surdos. A comunidade e os alunos estão convidados a fazerem a visita”, reforça Iracelma.
Em 26 de setembro, dia em que se celebra oficialmente a data, será realizado um momento de lazer com a comunidade surda da cidade, no clube Sintrasul, bairro São Félix. Será realizado um almoço com brincadeiras e lazer. “Teremos um professor de educação física, será uma data especial para eles, para que fiquem à vontade com suas famílias”, explica.
CAES
O Caes inclui o ensino bilíngue, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e a Língua Portuguesa, além de Matemática, tudo no contraturno da escola regular, e faz diferença na vida das pessoas. O centro, ligado à Secretaria Municipal de Educação (Semed), atualmente atende 96 alunos, com uma equipe de oito profissionais, dentre eles há intérpretes e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O atendimento é voltado para crianças a partir da Educação Infantil, ou seja, dos três anos até adultos de todas as idades que estejam matriculados na rede pública de Educação.
O CAES conta com salas de aulas climatizadas, salas de coordenação, banheiros e refeitório. Pedagogicamente, assim como nas escolas regulares, os professores esbanjam criatividade e dedicação na confecção de materiais e recursos pedagógicos para estimular o aprendizado dos alunos.
O Centro também oferece serviços de interpretação de Libras, um departamento que atende a comunidade surda fora da escola que precisa acessar órgãos públicos, denominada de CIL – Central de Interpretação de Libras.
O CAES, assim como o CAP – Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual, é um centro especializado ligado diretamente ao Departamento da Educação Especial, na Semed e fica localizado na Folha 26, Quadra 01, Lote 25.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Arquivo Secom