SEVOP: Começam as obras para a construção da nova Escola Rayara Carvalho Costa
A escola municipal Rayara Carvalho Costa, localizada no bairro da Paz, terá novo endereço a partir de 2023. O terreno onde será construída a nova escola está recebendo serviços de terraplanagem e demarcação dos pontos para o início da construção da base.
Atualmente, a Escola Rayara Carvalho está localizada na Avenida Alfredo Monção com a Rua Vinicius de Moraes e atende 507 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. De acordo com o professor Raimundo Nonato Pereira da Silva, vice-diretor, a escola recebe mais demandas, porém não pode atender todas as famílias do bairro.
“Infelizmente não podemos atender a todos devido ao espaço ser limitado, e a construção de uma nova escola é a única possibilidade de atender a demanda que nos chega. Hoje, o bairro da Paz cresceu bastante e já era necessário um novo espaço para ampliar nosso atendimento”, explica o professor.
A nova escola será construída também no bairro da Paz, na Avenida Cruzeiro do Sul. A obra deve iniciar ainda este mês de setembro. No novo prédio, que terá capacidade para atender mais de 800 alunos, será construído com 12 salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, bloco administrativo/pedagógico, bloco de serviços, refeitório/recreio coberto, banheiros femininos e masculino, inclusive adaptados para pessoas com deficiência, piso tátil e quadra coberta, a área total do terreno é de 4379,71 m² e a área construída será de 2.617,9 m².
A escola atende também alunos dos bairros Liberdade, Novo Planalto e Bom Planalto. Neste ano, a escola completou sete anos de funcionamento, tendo iniciado com pouco mais de 300 alunos, sendo que hoje atende 507 alunos distribuídos em 20 turmas.
“A escola hoje funciona em um espaço improvisado e as salas de aula pequenas e praticamente não temos refeitório, mas acredito que nosso sonho de ter um prédio maior e com mais conforto para atender nossos alunos vai ser realizado”, disse o professor Raimundo Nonato Pereira da Silva, vice- diretor da Escola.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio