SEMED/SMS: Programa Saúde na Escola leva ações para a EMEF José Mendonça Vergolino
Os alunos da Escola Municipal José Mendonça Vergolino participam de ações educativas do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de Educação. No Bairro Francisco Coelho, as atividades são realizadas por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Demósthenes Azevedo, em parceria com alunos do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A programação iniciou na terça-feira (20) e vai até quinta-feira (22), nos turnos da manhã e tarde.
A enfermeira Lorena Borba explica que o trabalho visa a prevenção e promoção da saúde por meio de atividades lúdicas. As ações são realizadas de forma teórica, com palestras e prática, a exemplo da escovação de dentes, dentre outras.
“Estamos trabalhando aqui temas como alimentação saudável, prevenção de acidentes domésticos, bullying e ainda está ofertado serviço de aplicação de flúor e higienização bucal, com a equipe da Saúde Bucal da SMS, para que as crianças possam criar o hábito de escovar os dentes após as refeições”, enfatiza Lorena.
Outro serviço ofertado na escola é a vacinação para crianças até 14 anos, como parte da Campanha de Multivacinação. Maria Iná Barroso, 58 anos, aproveitou para atualizar a caderneta de vacina do neto Mateus, que tomou a vacina contra o HPV. Esse imunizante está disponível para crianças a partir dos 9 anos.
“A escola mandou avisar e eu trouxe porque eu não sabia que ele já tomava essa vacina contra o HPV, pensei que era apenas com 11 anos. Agora ele vai tomar também a vacina da gripe. É importante essas ações na escola”, ressalta a dona de casa.
O Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino básico, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação.
No programa, as Unidades Básicas de Saúde são as responsáveis em executar quinze ações em cada escola da área de abrangência, enquanto que os encaminhamentos e os materiais necessários para a realização das atividades são produzidos pela equipe da Secretaria de Saúde.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Secom