Obras: Orla do Encontro dos Rios, no bairro Francisco Coelho, será inaugurada na sexta, 23
Nesta sexta-feira, 23, será inaugurada a Orla do Encontro dos Rios, no Bairro Francisco Coelho, berço de Marabá. O espaço já contou com eventos nos últimos meses e será entregue de forma definitiva para a população, com equipamento de ginástica, pintura, bancos e demais recursos.
Nesta quarta-feira, 21, o artista Bino Souza finalizava mais uma de suas obras que irá embelezar esse novo cartão postal. A arte contém uma castanheira e um castanheiro representando o início da cidade. “Tentei pintar bem como eles faziam, andando com a espingarda e acompanhados por um cachorro. É engraçado como as pessoas se identificam, teve um senhor que veio ontem, não viu o cachorro e perguntou: ‘Não tem cachorro, o cara tá sozinho na mata?’”, comenta o artista.
Ele destaca a importância da inauguração do local e a relevância para sociedade e para o artista. “Eu sempre tive vontade de fazer alguma coisa nessa área. Me sinto homenageado por fazer algo grandioso em um espaço histórico. Eu cresci aqui no Bairro Santa Rosa e tenho muita história com essa beira de rio”, revela.
Além deste mural, a orla também conta com outro mural gigante do Projeto Arte em Cores.
A nova orla possui 49 bancos, academia e aproximadamente 565 metros de expansão. A academia ao ar livre foi concluída e o serviço de jardinagem encontra-se em fase de conclusão. Os bancos foram instalados e o pátio de patinação já é uma realidade. No espaço, a prefeitura trabalha na pavimentação das ruas, fazendo uma ligação com o Conjunto Habitacional PAC.
Dentre outras mudanças no bairro, estão mais um acesso à nova Orla, que agora terá três. Além da Avenida Marechal Deodoro e da Avenida Antônio Maia, contará com a Rua Barão do Rio Branco, no Conjunto do PAC.
Raimunda Alves, moradora do bairro desde que nasceu, há 54 anos, não esconde a felicidade: “Coisa maravilhosa, um sonho, não esperava. Ficou muito bacana. Ótimo que lembraram do Cabelo Seco. Nasci e me criei aqui e é só alegria com as mudanças. Os desenhos também estão muito bonitos, como tudo aqui”, comenta.
Carlos Adriano não mora mais no bairro, mas se criou no local e diz que vai fazer o possível para acompanhar a entrega da obra. “Melhorou 100% e pretendo vir visitar sempre. Quem dera tivesse um local bom assim quando era pequeno. Está uma maravilha. Se conseguir sair do trabalho, sexta, estarei aqui para inauguração”, conta.
Na última sexta-feira (16), a prefeitura realizou também a entrega de outro ponto turístico. A Orla do Amapá já está aberta a população e vem a somar nos novos pontos turísticos da cidade que vem sendo desenvolvidos pela atual gestão.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio / Sérgio Barros (aéreas)