DMTU: Ação do Dia Mundial Sem Carro lota ruas do Jardim União e Liberdade com alunos da Escola Cristo Rei
As ruas dos bairros Jardim União e Liberdade ficaram tomadas pelos alunos da Escola Cristo Rei na manhã desta quinta-feira (22), durante ato pelo Dia Mundial sem Carro, promovido pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMTU) com apoio da Guarda Municipal e apoio da comunidade do bairro Jardim União.
O Dia Mundial sem Carro, comemorado em 22 de setembro, tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre o uso responsável dos carros. As ações têm por objetivo conscientizar, oferecer alternativas e esclarecimentos sobre a utilização nociva dos veículos automotores individuais. Estas ações fazem parte da programação da Semana Nacional do Trânsito.
“É uma das ações que estão previstas na Semana Nacional do Trânsito e hoje é especial pelo Dia Mundial Sem Carro. A proposta é uma reflexão para criarmos o hábito de deixar o veículo em casa por um dia apenas. sabemos que há horário que é difícil locomover-se na cidade e é muito ruim, pois o tráfego não flui e a poluição só aumenta e nós recomendamos que em distância menor utilizem a bicicleta ou mesmo façam uma caminhada”, enfatiza Rafael Nogueira, Coordenador do Departamento de Educação no Trânsito do DMTU.
No Dia Mundial Sem Carro, a expectativa é a redução da emissão de poluentes na atmosfera. Esse aumento na utilização de automóveis, facilita a vida de um lado, acarreta problemas por outro, pois aumenta o consumo de combustíveis. Consequentemente gera mais poluentes para a atmosfera, principalmente o gás carbônico (CO2). Esse gás é considerado por muitos cientistas um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e o agravamento do aquecimento global.
A caminhada percorreu a Avenida Sororó e a Avenida Paraíso, vias que separam os bairros Liberdade e Independência. Os alunos da Escola Cristo Rei marcharam pelas ruas acompanhados pela Banda Marcial e finalizaram na quadra da escola, onde aconteceu uma apresentação especial sob supervisão de agentes da Guarda Municipal.
“O DMTU nos procurou para fazer esse projeto em Marabá e nós aproveitamos também que ontem foi o Dia da Árvore e culminamos com essa apresentação do Dia Mundial sem Carro. É bom levarmos essa mensagem aos alunos e observamos que quando absorvem essa aprendizagem, eles levam para casa e nós estamos conseguindo deixar para eles essa mensagem”, informou a professora Gleide Hartuique, diretora da Escola Cristo Rei.
O Dia Mundial sem Carro foi criado em 22 de setembro. O primeiro país a comemorar essa data foi a França, no ano de 1997. A partir daí, gradativamente vários outros lugares passaram a celebrá-la, principalmente em razão da atuação de grupos ambientalistas e também de ativistas que lutam também por uma melhor mobilidade urbana.
Texto: Victor Haôr
Fotos: P. Sérgio