SMS/Semed: Programa Saúde na Escola completa 15 anos em Marabá
O Programa Saúde na Escola (PSE) completa 15 anos em Marabá e realizará uma série de eventos em comemoração ao sucesso que o programa tem obtido nas ações desenvolvidas no município. Na manhã desta sexta-feira, 23, ocorreu uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para ajustar detalhes da programação.
A coordenadora do PSE, Tarcilene Varela, explica que, de 2019 para cá, o município conseguiu cumprir todas as metas estabelecidas pelos Ministérios da Saúde e da Educação. “Temos ficado entre os 8 municípios do Estado que conseguiram cumprir a meta. Por isso, decidimos realizar uma série de eventos que sejam produtivos e agradáveis aos educandos, familiares e todos que se beneficiam do PSE”, comenta.
No dia 21 de novembro será realizada uma reunião com a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa). No dia 22, haverá um treinamento com profissionais da saúde referente ao novo modelo de apresentação do trabalho do PSE.
No dia 23, acontecerá capacitação com profissionais da educação, apresentando a importância do PSE nas escolas. “Houveram mudanças na forma de apresentar e passar os temas das ações do PSE, por isso haverá essa capacitação com profissionais da educação”, comenta Tarcilene Varela.
Já no dia 24, a programação acontecerá na Praça da Liberdade, com alunos do município que participarão de diversas atividades pedagógicas, como teatro infantil, feira social e premiações. A implementação da ação se dará em estandes onde alunos irão apresentar cada tema em feira social, acompanhados de profissionais de saúde. As premiações acontecerão no dia 24, no Clube da Vale.
Serão 14 estandes e em cada um deles será apresentado um dos temas do programa. Os temas serão apresentados pelos alunos, que serão orientados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), conforme temas acompanhados pelos professores.
A ação também contará com serviços de saúde como testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite), vacinação e testes de Covid-19.
“O PSE, através deste Projeto, encontra alternativas atrativas para os educandos e seus familiares, levando ao seu alcance conhecimento através do Projeto Político Pedagógico-PPP, considerando o contexto escolar, social e o diagnóstico local de saúde de nossos educandos”, pontua a coordenadora do PSE.
O programa
O Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino básico, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação.
No programa, as Unidades Básicas de Saúde são as responsáveis em executar quinze ações em cada escola da área de abrangência, enquanto que os encaminhamentos e os materiais necessários para a realização das atividades são produzidos pela equipe da Secretaria de Saúde.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio