Obras: Orla Encontro dos Rios é inaugurada com festa cultural e espetáculo da natureza
A Prefeitura entregou na sexta-feira, 22 de setembro, a tão esperada obra de infraestrutura turística “Orla Encontro dos Rios”, no Bairro Francisco Coelho, com uma grande festa cultural e participação marcante da comunidade. O espaço tem aproximadamente 565 metros de expansão, academia ao ar livre, playground para crianças, área verde e contempla a maior beleza natural da cidade, o pontal de encontro dos Rios Tocantins e Itacaiunas.
A vista privilegiada do mirante proporciona a experiência singular do famoso pôr do sol de Marabá e integra o mais novo espaço de lazer da cidade.
“Uma obra única, a natureza deu os dois rios Tocantins e Itacaiunas pra Marabá e essa Orla vem para colocar a cereja do bolo. Nos possibilita a dar a volta no rio e com esse pôr do sol maravilhoso. O encontro dos rios tornou-se o ponto turístico número um da cidade ”, declara o Prefeito Sebastião Miranda.
O mirante era um sonho dos moradores da comunidade por ser um local carregado de história, principalmente aos mais antigos, como dona Maria da Conceição, moradora do bairro Francisco Coelho há 42 anos. Com a urbanização da Orla, ela aproveitou a oportunidade para ampliar o seu negócio, aumentou o número das mesas e já está reformando a pastelaria. “Ficou cem por cento valorizado. Lembro como era o Cabelo Seco e hoje olho e não acredito. Muitos moradores antigos queriam estar aqui para ver essa beleza que ficou pra gente. Temos muito a agradecer”, conta dona Maria.
A agricultura Carlene de Oliveira, atualmente mora no Projeto de Assentamento Vitória, mas já foi moradora do Bairro Cabelo Seco e ficou impressionada com a Orla. “Em nome dessas famílias eu agradeço ao Prefeito por esse local de evento maravilhoso que a cidade ganhou. Uma conquista muito grande. Parabenizo a gestão por acreditar na evolução, na cultura e principalmente no lazer de Marabá”, agradece.
Segundo o secretário de Esportes, Thyago Ferraz, o espaço também será um local muito utilizado também para eventos de saúde, lazer e esportes. “A gente já realizou aqui a corrida taça cidade, criou a primeira imagem mais bonita desse local. A Secretaria de esportes e prefeitura como um todo, fica muito feliz de entregar esse espaço para população e a gente acredita que vai ser bem utilizado por eles”, completa.
Estrutura
Além da academia e parquinho, o espaço multiuso conta com pátio de patinação, 49 bancos e lixeiras divididas por toda a extensão da Orla, para manutenção do local limpo.
Dois painéis artísticos embelezam ainda mais o novo cartão postal. Uma das pinturas, feita pelo artista Bino Souza, contém uma castanheira e um castanheiro representando o início da cidade. O outro painel gigante foi realizado por vários artistas do Projeto arte em cores e é ideal para várias fotos.
De acordo com o secretário de Obras, Fábio Moreira, a obra de construção da Orla foi dividida em várias etapas. Na primeira, foi construído o muro de contenção, através de convênio com o Ministério da Integração. Em seguida foi realizada a contenção do rio com pedras, aterro e por ultimo a urbanização, com recursos próprios da Prefeitura.
“A gente entrega para Marabá o local mais bonito que Deus fez, que é o encontro dos rios, mas que o marabaense não tinha acesso, porque não tinha nenhuma estrutura. Tem academia, tem brinquedo, tem uma área grande onde será espaço principal dos eventos de esporte, de lazer, de música, um espaço multiuso que vai ser muito bem aproveitado, espero que também seja bem cuidado pela população”, finaliza Fábio.
Acesso
O acesso à Orla Encontro dos Rios ocorre por três vias. Além da Avenida Marechal Deodoro e da Avenida Antônio Maia, também contará com a Rua Barão do Rio Branco, no Conjunto do PAC.
Texto: Jéssica Ribeiro
Fotos: P. Sérgio e Jordão Nunes
Drone: Sérgio Barros