Semed: Escola José Mendonça ganha salas de música e dança, elevador e maior acessibilidade
A reforma e ampliação do espaço de uma das escolas mais antigas da cidade, a Escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira, já estão praticamente concluídas. Com as obras, a escola passou a contar com uma sala de dança, sala de música, auditório com 150 lugares e uma sala de gestão e de orientação separadas.
“Antes era complicado dar a orientação, conversas com pais e alunos, ficava tudo junto. Agora temos uma sala dos professores, uma de gestão e uma de orientação. Todas separadas, o que torna o nosso trabalho não só mais simples como mais produtivo”, destaca a diretora Nilva Américo.
Outro grande destaque dado por Nilva são as novas salas de música e dança que atendem as crianças através de um projeto com a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM). Os alunos da região ficam em torno de 4 anos na escola, depois dão continuidade ao estudo na referida Fundação.
A escola possui cerca de 600 alunos e estava há 26 anos sem reforma. Durante o período de obras, os alunos estudaram na antiga Casa da Criança, mas com a obra avançada, todas as turmas já funcionam no espaço revitalizado.
A escola conta com 12 salas de aula, sala de leitura, laboratório de informática e ganhou banheiros com acessibilidade, pintura e revitalização na parte elétrica. As obras da EMEF estão transformando-a em 100% acessível, inclusive com banheiros especiais, piso tátil e plataforma elevatória.
Os portões da escola também estão mais largos por questões de segurança, em caso de eventuais acidentes. A revitalização contemplou obras de revestimento, pintura, esquadrias, instalação elétrica, forro e piso, respeitando algumas características do prédio que é um dos mais antigos da cidade.
Outra melhoria diz respeito à segurança dos alunos. A escola está toda adaptada, bem como inclusão de extintores, entre outros itens e reforma de toda a parte elétrica que passava por problemas anteriormente. “Foi uma solicitação nossa e que estão terminando de ajeitar”, completa a diretora.
No momento as equipes trabalham na parte do elevador, mobiliário , ajustes da parte elétrica e na instalação da internet para os alunos.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio