Sevop: Etapa final da revitalização da Escola Judith Leitão empolga comunidade escolar
A reforma e revitalização da Escola Municipal Judith Gomes Leitão, uma das mais tradicionais e conhecidas escolas de Marabá, que atende atualmente 769 alunos, do 6º ao 9º ano e do EJA (Educação de Jovens e Adultos, distribuídos em 24 turmas, entra em sua fase final.
A revitalização das salas de aula foi concluída e os alunos já assistem às aulas. Mas a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) ainda trabalha nas duas salas novas que foram construídas, na reforma do auditório e da quadra esportiva que passará a ser coberta.
As mudanças empolgam a pequena Maria de Assis Rodrigues, 14 anos. “Está muito melhor, tudo que estão fazendo está ficando bom. Mas confesso que quero que acabe logo porque não gosto da aula remota. Quero vir para escola todo dia”, comenta a aluna do 8º ano.
As aulas estão funcionando de maneira escalonada com o ensino remoto durante o período de obras. “Em uma semana vem 6º e 7º ano e na outra 8º e 9º. Achamos importante, depois de tanto tempo parados, que eles mantivessem o contato físico e presencial com a escola”, explica a gestora da escola, Ana Alice Ferreira.
Uma das maiores demandas dos professores e comunidade também será atendida. Trata-se da reforma da quadra e a instalação da cobertura. “É muito sol ou chuva, estava complicado para nossos alunos e professores. Foi uma das solicitações que levamos à gestão para ser realizada e felizmente foi aprovada”, comenta Ana Alice.
“A quadra irá receber ainda uma extensão no teto para garantir mais conforto aos alunos. Também será feita a troca das grades de proteção, entre outros reparos”, comenta o mestre de obras Ariclenes de Alencar.
A reforma começou em janeiro e contempla as 12 salas de aula, além das secretarias, auditório, sala de leitura, sala de recursos, sala de educação especial, secretarias e laboratório de informática.
Todas as janelas e portas serão trocadas. Atualmente as equipes estão trabalhando na troca do forro e piso do auditório. Os corredores ganharam também piso tátil garantindo maior acessibilidade. Todo o ambiente também será climatizado e os móveis serão revitalizados ou trocados, de acordo com a necessidade.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio