SSAM: Trabalhos de limpeza de ruas e serviço de roço e capina acontecem diariamente na cidade
Nesta semana, as máquinas do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) estão na área da grota, na Folha 29, Nova Marabá e também estiveram nas grotas do Bairro São Félix. Os serviços de limpeza de grotas também aconteceram na grota do aeroporto, na Cidade Nova, de forma manual.
A equipe de roço e de campina continua os serviços da BR-222 próximo ao Supermercado Colina. Outra equipe esteve no Bairro Infraero, núcleo Cidade Nova, executando os serviços nas ruas da região.
São mais de mil profissionais trabalhando no serviço de limpeza. A cidade conta hoje com 5 caminhões coletores que atendem todos os bairros, desde o centro aos bairros periféricos. Outras dez caçambas são utilizadas na retirada de entulhos em canais e grotas.
Na Folha 23, 26 e 27, uma equipe trabalha no recolhimento do lixo e também no roço da vegetação das calçadas e meio-fio. Cada equipe de limpeza é integrada, em média, por 12 trabalhadores. Na Folha 21, mais uma equipe realizava a limpeza das ruas e o trabalho de capina.
De acordo com Odilon Cerqueira, Chefe da Limpeza Urbana do SSAM, o trabalho é intensivo e todos os bairros são atendidos com os serviços. Ele alerta ainda que os proprietários de imóveis também devem contribuir, mantendo a limpeza de sua área em dia com a retirada da vegetação, quando necessária e evitar o acúmulo de entulho.
Todos esses serviços são realizados para que a cidade permaneça sempre limpa e segura para seus moradores. Principalmente no âmbito da saúde pública, pois quando uma via está devidamente limpa, evita o surgimento e proliferação de vetores transmissores de doenças, como por exemplo, ratos e insetos.
Em relação à coleta de lixo doméstico, o município mantém 15 caminhões coletores que atendem todos os bairros, desde o centro aos bairros periféricos. Outras 10 caçambas são utilizadas na retirada de entulhos em canais e grotas.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio