SMS: Dia do Agente de Saúde e do Agente de Combate a Endemias, profissionais que fazem a diferença na comunidade
O trabalho deles faz a diferença na vida das famílias, pois são eles que estão mais próximos dos problemas que afetam a comunidade e cuidam da Atenção Primária da saúde da população. Estes são os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). Hoje, 4 de outubro, é o dia destinado a eles, para ressaltar a importância do trabalho deste profissional.
Não importa se é dia de sol, se está nublado ou chuvoso, eles estão sempre voltados para o bem estar da população e o trabalho de casa em casa faz a diferença para cada pessoa. É o compromisso destes profissionais que acompanham e orientam as famílias sobre as ações de prevenção e promoção da saúde de forma integral e contínua.
Este é o trabalho do Agente de Saúde Marcelo Lima, nos últimos dez anos. Ele diz que está bastante satisfeito com o trabalho que escolheu, pois ajuda bastante as pessoas.
“Gosto muito do meu serviço, é um trabalho que leva saúde para a população de Marabá. Como em qualquer outra profissão, temos dificuldades, porém vamos superando a cada dia e o nosso propósito é contribuir para a prevenção da saúde e cada um fazendo sua parte, vamos conseguir”, disse Marcelo Lima.
As atividades do ACE (Agente de Combate a Endemias), realizadas fora da Unidade de Saúde, incluem visita domiciliar e vistoria de depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, inspeção, cuidados de caixas d’água, calhas e telhados, com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas; controle de roedores e prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas; ações de prevenção e controle da raiva, com a vacinação de cães e gatos.
Seguindo o pressuposto de que Atenção Básica e Vigilância em Saúde devem se unir para a adequada identificação de problemas de saúde nos territórios e para o planejamento de estratégias de intervenção clínica e sanitária mais efetivas e eficazes, orienta-se que as atividades específicas dos ACS’s e dos ACE’s sejam integradas.
“É o profissional que cuida e previne a dengue e outras doenças e todos os dias procura fazer o melhor de si para evitar a proliferação das doenças endêmicas. São verdadeiros guerreiros que trabalham para o bem estar da população de Marabá”, destacou Amadeu Moreira, Coordenador do Departamento de Vigilância e Combate a Endemias da Secretaria de Saúde.
O “Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde” e o “Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias” foram instituídos, respectivamente, pela Lei nº 11.585/2007 e Lei nº 13.059/2014, com o objetivo de homenagear esses profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, com foco em atividades educativas realizadas em domicílios e coletividades.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Victor Haôr e Arquivo Secom