SMS: Crismu organiza programação especial do Outubro Rosa para intensificar combate ao câncer de mama
O Centro de Referência Integrada à Saúde da Mulher (Crismu) está organizando a programação especial para a campanha Outubro Rosa, período em que são intensificadas as ações de combate e prevenção ao câncer de mama em todo o Brasil. A programação terá início no próximo dia 15 e encerrará no dia 22, incluindo atendimentos noturnos e aos finais de semana. Na Rede Municipal, a campanha será aberta nesta quarta-feira, dia 05, às 9h, na Câmara Municipal.
Nayane de Aguiar, gerente do Crismu, explica que o centro oferece serviços gratuitos de média complexidade como consultas ginecológicas, planejamento familiar, exames de mamografia, colposcopia, ultrassonografia e transvaginal, dentre outros. Entretanto, o atendimento é regulado com pacientes encaminhados pela Unidade Básica de Saúde (UBS), que é a porta de entrada do SUS. A ideia é dar celeridade aos atendimentos com antecipação da agenda, o que possibilitará espaço para novos agendamentos.
“Em média, a gente deve oferecer para cada procedimento, 120 atendimentos por dia. E esses atendimentos são aqueles que já estão agendados. Nós nos organizamos dessa forma para que não haja tumulto, fila. Colocamos essas vagas no sistema para que as mulheres tenham acesso e a fila que tem no sistema diminua. Vamos tentar fazer a fila andar um pouquinho. Então se os reguladores entrarem em contato não se assustem que é por causa do nosso atendimento excepcional nesse período de campanha”, alerta a gerente.
Só este ano, o Crismu já realizou mais de 7 mil atendimentos em consultas ginecológicas e cerca de 35 biópsias de mama.
“Houve um imprevisto com o mamógrafo, mas voltamos a trabalhar com ele a todo vapor. Assim a gente conseguiu antecipar o diagnóstico delas para dar encaminhamento no tratamento de nódulos que elas apresentavam”, enfatiza a gerente.
A enfermeira Naiane ainda alerta todas as mulheres em vida sexual ativa e principalmente àquelas entre 50 a 69 anos de idade para os cuidados com a saúde.
“Peço para que elas cuidem da sua saúde porque a família precisa delas com saúde em casa. Então a mamografia é um exame importante a ser realizado a cada dois anos pelo menos e que o diagnóstico precoce é fundamental. Se ela conseguir localizar e diagnosticar precocemente esse nódulo, o tratamento será realizado com êxito. É importante que a mulher faça o exame preventivo, o exame de mamografia, que ela corra atrás para conseguir realizar e assim ficar tranquila”, destaca a gerente do Crismu.
Paciente descobriu nódulo em autoexame, procurou Crismu para tratamento precoce e está se recuperando.
A produtora rural Maria Helena de Oliveira, 52 anos, faz tratamento para combater um câncer de mama, há 1 ano. No autoexame ela detectou algo errado na mama e logo procurou o Crismu para os procedimentos de investigação. Graças a descoberta precoce, o tratamento vem fazendo efeito.
“Já tinha cistos na minha mama há vários anos, mas até então era simplesmente um cisto do qual segundo os médicos não havia nenhum risco de ser câncer. Daí, um belo dia percebi que aquele cisto se transformou em algo diferente, um caroço mais duro. Logo procurei o Crismu, fiz uma consulta, pediram a mamografia e depois uma ultrassom que foi onde acusou a suspeita de câncer. Em seguida foi pedida a biópsia e veio a confirmação do câncer”, relata a produtora rural.
O diagnóstico de câncer de mama foi um susto para Maria Helena porque segundo ela, 10 meses antes, havia feito a mamografia periódica.
“Então é importante que as mulheres fiquem muito atentas para fazer o autoexame e passar pelo médico para fazer os exames necessários, não só a mamografia, mas também a ultrassonografia que é muito importante. E não espere por um ano, faça antes. Eu graças a Deus estou me recuperando, encerrando as radioterapias. Fui operada para retirada de toda a mama. As axilas foram esvaziadas e meu retorno já está agendado. Para as mulheres que descobrirem essa doença, peço que não se desesperem. Dizer que é difícil, mas não impossível. Se mantenham fortes, busquem sempre a Deus e no final das contas dará tudo certo”, comenta Maria Helena.
Câncer de mama mata milhares de mulheres anualmente
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam a estimativa de 520 mil mortes por câncer de mama no mundo todos os anos. No Pará, de acordo com a SESPA (Secretaria Estadual de Saúde), só em 2021, foram 373 óbitos pela doença. Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar os atendimentos em todas as UBS do município e prevê a realização de 1.500 coletas de PCCU (Exame Preventivo do Câncer de Colo Uterino). Vale ressaltar que o serviço já acontece diariamente nos postos de saúde.
“É um atendimento que eles já realizaram durante o ano, mas que por conta da campanha vai ser mais intensificado. Em relação à mamografia, a gente está com os dois mamógrafos funcionando, tanto do Crismu (Centro de Referência em Saúde da Mulher), quanto do CEI, pra gente atender essa população de Marabá”, destaca Gabriela Menezes Cavalcante, coordenadora municipal de Saúde da Mulher na SMS.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento e Divulgação