SMS: Ações preventivas no lançamento das Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul na CMM
Os dois plenários da Câmara de Vereadores e dois gabinetes de parlamentares foram utilizados para o lançamento das Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que tratam respectivamente sobre a saúde da mulher e a saúde do homem. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 5 e contou com a participação de dezenas de pessoas.
Exames rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, eram realizados no plenarinho da Câmara enquanto os gabinetes funcionavam para o atendimento à mulher. As duas campanhas foram unificadas este ano e vão se prolongar durante meses de outubro e novembro, com ações em todas as Unidades Básicas de Saúde.
“Esse ano nossa campanha é conjunta com a coordenação da saúde da mulher e vamos trabalhar o Outubro Rosa e Novembro Azul. O nome da campanha é Juntos Contra o Câncer. Mais uma vez estamos falando sobre essa temática que é recorrente em nosso país e estamos vendo o quanto tem aumentado a procura nas UBS. Essa procura é resultado do trabalho de promoção e prevenção de saúde, tanto do homem quanto da mulher em nosso município”, explicou a enfermeira Elane Moreira, Coordenadora da Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a Coordenação da Saúde do Homem, os números da campanha aumentam gradativamente. Em 2019 foram feitas 600 coletas para a realização do exame de PSA (prevenção câncer da próstata). Enquanto em 2020 esse número aumentou para 1800 coletas e em 2021 foram feitos 2897 exames.
“Isso é favorável, pois no ano passado tivemos mais de 2 mil atendimentos, coletas e testes rápidos e quando diagnosticado alguma alteração no exame, a pessoa é encaminhada ao urologista. Após esse momento, se diagnosticado com câncer, será encaminhada para o tratamento tanto em Marabá quanto em Belém”, ressalta Elane Moreira.
A coordenadora chama atenção ainda para a quebra da resistência do homem em procurar a realização do exame de próstata, pois segundo ela, o aumento nos exames diminuem com esse preconceito. Os exames serão realizados durante o período da campanha, em todas as unidades de saúde.
O Assessor Jurídico da Câmara, Valdinar Monteiro, destacou a importância da realização dos exames preventivos, “É importante porque já diz o ditado que prevenir é melhor que remediar. E a vida mostra que temos que nos cuidar. É bem louvável essa campanha, tanto do Outubro Rosa quanto do Novembro Azul porque alerta homens e mulheres para os cuidados, pois em primeiro lugar vem a saúde da pessoa”.
As mulheres compareceram em massa à Câmara para acompanhar o evento e também aproveitaram para fazerem os exames necessários.
A aposentada Ana Luiza Rocha acompanhou todas as palestras. “É um mês em que a mulher tem que se cuidar e não é apenas esse mês, tem que se cuidar todos os meses. Precisamos nos prevenir, procurar as unidades de saúde, é de graça para todas nós e prevenção é o melhor remédio”, disse.
As Unidades de Saúde terão ações também no período noturno para atender as mulheres que trabalham durante o dia e não dispõem de tempo para procurar a UBS neste período. Exames como mamografia e PCCU (prevenção do câncer do útero) estão sendo realizados nas 23 unidades do município.
“O nosso programa do Outubro Rosa foi pensado para sensibilizar e trazer o maior número de mulheres para fazer o rastreamento quanto ao PCCU e à mamografia. Vamos estender o dia D em todas as unidades e oferecer horário noturno para atender as mulheres que trabalham durante o dia. Estamos promovendo e prevenindo a mulher em relação a saúde e quando procuramos o atendimento na Atenção Básica, as chances de procurar o atendimento na alta complexidade são bem menores”, informou a enfermeira Gabriela Menezes Cavalcante, Coordenadora de Saúde da Mulher – SMS.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio