Saúde: ExtraMuro realiza ações para vacinar crianças e adolescentes na Folha 13 e no Bairro Jardim do Éden
As equipes de ExtraMuro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram nesta manhã na Escola CMRio, na Folha 13, para vacinar crianças e adolescentes. Durante o período da tarde, a ação se repetiu no Núcleo Morada Nova, no Bairro Jardim do Éden, com uma ação de porta em porta, nas casas dos moradores.
“A ação tem objetivo de ampliar a cobertura vacinal do grupo alvo que são crianças e adolescentes até 14 anos. A gente passa de porta em porta para verificar a situação vacinal das crianças e oferecer as vacinas de rotina”, explica Neideson Alves, enfermeiro que coordenou uma das equipes.
Entre as vacinas oferecidas estavam principalmente a contra poliomielite, referente a campanha nacional, Hepatite B, Covid-19, Meningite, HPV entre outras. “Todas que são oferecidas rotineiramente nas Unidades Básicas de Saúde. Nós desenvolvemos essas atividades e pretendemos atingir o maior número de pessoas possível”, completa.
Adriele Cardoso Aguiar,14 anos, aproveitou a ação para se vacinar. “Estou com a carteira atualizada, inclusive todas as da Covid-19. Tomei vacina para gripe. Acho importante vacinar para nos proteger de várias doenças. Também achei bem legal e facilitadora essa ação de virem aqui em casa, bem interessante” comenta a estudante.
Apesar de não estar no público alvo, sua mãe Adriana Cardoso aproveitou a presença dos enfermeiros para se vacinar contra a gripe. “Tomamos a vacina, eu e minha menina. Ação boa por que estávamos precisando ir na UBS e agora facilitou nossa vida”, ressalta.
A enfermeira Caline de Sá, da UBS Hiroshi Matsuda, explica que na escola CMRio, o foco das ações foi para vacina de HPV devido a uma demanda detectada na região. “Viemos ao CMRio fazer campanha de vacina com adolescentes em junho e observamos que a maioria das carteiras estavam atrasadas principalmente para HPV. Então hoje trouxemos HPV 1ª e 2ª dose para os adolescentes e também aproveitamos para fazer outras doses de vacina”, completa.
Pedro Cardoso, 11 anos, não perdeu tempo para se proteger. “A imunização traz segurança contra o vírus, melhora a nossa saúde e previne coisas que influenciam em nossas vidas”, comenta. A colega Stefane Lopes, 12 anos, também se imunizou e fez seu apelo. “A importância é que a gente previne as doenças e deixa o Brasil mais feliz e tudo normal. É isso que eu quero, um Brasil mais feliz”, comenta a menina.
O enfermeiro Neideson Alves reforça seu pedido para a população aderir às campanhas de imunização. “Estamos desenvolvendo junto com a coordenação de vacinação para passar em bairros mais distantes onde o número de vacinados não é satisfatório. Mas reforçamos o período para que as pessoas levem suas crianças e adolescentes nas UBS das 8h às 17h para que todos possam ser imunizados”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento e Paulo Sérgio