Saúde: CEI dispõe de 17 especialidades médicas para atender média e alta complexidade
Em Marabá, os atendimentos especializados na rede pública de saúde são garantidos pela Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Especialidades Integradas (CEI). Os serviços são disponibilizados via encaminhamentos emitidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), garantindo aos cidadãos marabaenses o acesso aos atendimentos de média e alta complexidade. O CEI dispõe de 12 especialidades presenciais e cinco pelo projeto de Telemedicina, além de exames de imagem, como raio x, mamografia e eletrocardiograma. A Regulação e o Tratamento Fora Domicílio (TFD) também são serviços realizados no centro.
“Continua o fluxo normal. O paciente é encaminhado via UBS, posto de saúde, passa pelo sistema de regulação e aí o atendimento é feito aqui no CEI, com o agendamento e com retorno garantido desde que necessário”, explica Fábio Lima, gerente do CEI.
Por dia, o Centro realiza uma média de 180 atendimentos de segunda a sexta-feira. As atuais especialidades são pediatria, urologia, ginecologia e obstetrícia de alto risco, dermatologia, cirurgia de cabeça e pescoço, ortopedia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, neurologia, otorrinolaringologia e cirurgia vascular, que é mais nova especialidade presencial do centro. Na telemedicina as especialidades são de gastroenterologia, neuropediatria, endocrinologia, alergista, psiquiatria e alergologia. O CEI também conta com entrega e medicamentos controlados com uma farmácia em pleno funcionamento.
“Estamos atendendo as especialidades aqui desde junho de 2021 e está dando certo. Os atendimentos são feitos todos os dias. Lembrando que durante esse mês de outubro vai ser bem intenso, tanto aqui quanto no Crismu. Então vamos atender todos os dias mamografia”, acrescenta Fábio.
Aline Souza esteve com o filho Gil Pedro, de 05 anos, no CEI, para a primeira sessão com o fonoaudiólogo. O atendimento do filho começou ainda na rede municipal de educação, que identificou a deficiência da criança e encaminhou para a rede municipal de saúde.
“Eu passei primeiro no postinho e o clínico geral me encaminhou para o fonoaudiólogo. Ele já faz acompanhamento com neurologista e lá na escola dele, o pessoal percebeu que ele tem alguma dificuldade. Ele é hiperativo. Tô gostando do atendimento e espero que ajude pra ele melhorar”, destacou a mãe.
O Centro de Especialidades Integradas (CEI) está localizado na Transamazônica, ao lado do DNIT, no Bairro Amapá, e o atendimento é realizado das 08h às 18h.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Secom