Dia do Professor: Parabéns a este profissional dedicado que através da arte de ensinar garante um futuro melhor aos seus alunos
O ato de lecionar é uma das profissões mais antigas do mundo exercida por aqueles que dedicam a vida à arte de ajudar pessoas a produzirem conhecimentos, preparam para a vida: Os professores. Aliás, a palavra professor é originada do termo professar que significa declarar, divulgar determinados princípios ou ideias, e assim, destaca-se a importância do dia 15 de outubro no Brasil. A data recorda o decreto de Dom Pedro I, em 15 de outubro de 1827 e ainda, a criação da Escola de Primeiras Letras, ou seja, da educação em nível básico no país. Em 1963, o Decreto nº 52.682, de 14 de outubro oficializou o Dia do professor como feriado escolar nacional.
Nesse universo de magistério estão os mais de 2.200 professores que compõem a rede municipal de ensino em Marabá. É deste grupo que Waldimeire e Vilka fazem parte e seguem em sala de aula compartilhando saberes e contribuindo com o desenvolvimento de inúmeras crianças, futuro do nosso país. Ambas as professoras são formadas em pedagogia, mas atuam em diferentes etapas de ensino da Educação Básica na cidade.
A pedagoga Waldimeire Santos, de 51 anos, exerce a docência há 29. Atualmente ela é responsável pelo aprendizado de 50 alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental, na escola Francisco Sousa Ramos, no bairro Novo Horizonte. A professora apaixonada por alfabetização sabe muito bem o que a impulsiona nesta profissão: a satisfação em ver as crianças desenvolvendo-se e construindo novos conhecimentos a cada dia. O sentimento que ele nutre é de que ainda precisa fazer mais pela Educação. Sonha em trabalhar intensamente com leitura também fora da sala de aula.
“Ser professora é uma escolha, porque é um caminho que escolhemos por opção, porque a gente se identifica. E ao longo da vida percebemos que é aquilo ali que a gente sempre buscou. Eu sempre me encontrei nesse mundo da alfabetização”, afirma a docente.
Para esta professora o maior desafio tem sido acompanhar e competir com a tecnologia tão presente na vida das crianças. Segundo ela, o jeito é inovar e usar os recursos modernos a favor da Educação, por isso, ela sempre busca atualização na área.
“O desafio em sala de aula é conquistar o aluno e fazer ele encontrar aqui, o que encontra no videogame. É difícil! A gente tem que buscar porque eles ficam muito ligados no novo. Temos que trazer isso para a sala de aula. Com trabalhos mais digitais, filmes, vídeos. Tem momentos que dá para fazer. E a gente traz o mundo tecnológico para perto deles. Estou sempre me reciclando porque eles estão à frente. Então é buscar trazer o melhor para a sala de aula e não ficar só no quadro porque eles desmotivam”, observa a professora.
No bairro Araguaia, a professora Vilka de Freitas, 46 anos, é quem faz a diferença com 46 crianças do Jardim I, no Núcleo de Educação Infantil José de Souza Andrade. Com 17 anos de profissão, ela vive um dos melhores momentos da carreira que é trabalhar na Educação Infantil. Inspirada por uma antiga professora, a docente nutre o sentimento de realização, pois de acordo com ela, alcançou o objetivo profissional.
“Já passei pela Educação de Jovens e Adultos e Fundamental I, mas foi aqui que me encontrei, porque aqui tudo se transforma em mágica. Para as crianças menores tudo é encantador. Tenho inúmeras oportunidades e estratégias para trabalhar com elas. É gratificante ser professora, já me realizei nesta profissão. Quando vejo o resultado do trabalho que faço com elas, a satisfação dos pais também fico muito gratificada. Aqui quero ficar até chegar minha aposentadoria.
Mensagens deixadas para os colegas de profissão
“Se eu disser que o que me impulsiona a ser professora é o lado financeiro, estou mentindo. Ser professora é uma honra, é bom, prazeroso, tem muitos desafios, mas encontramos coisas maravilhosas com os alunos, com as famílias. Muitas coisas precisam melhorar, mas é um mundo muito bom para quem se identifica. Para quem vê nisso um objetivo de vida. Para quem tem vontade de ensinar a alguém, que é o nosso papel “, declarou a professora Wal.
“Para todos os professores que se dedicam a essa profissão, desejo os parabéns. Sabemos que não é fácil, mas também não é difícil, pois gostamos do que fazemos. Entendo que é cansativo, muitos de nós sonhamos com a chegada dos 25 anos de carreira. Então fiquem firmes e fortes, que a gente chegue lá, basta ter dedicação, mesmo enfrentando os desafios que são inúmeros. Bom seria se fosse tudo realizado para a gente. Trabalharíamos mais felizes, com mais entusiasmo, seria mais gratificante, mas vai dar tudo certo”, expressa a pedagoga. Neste dia 15 de outubro, Dia do professor, a Prefeitura de Marabá homenageia a todos aqueles que dedicam a vida à arte de ensinar.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Secom