Educação: Revitalizados, Escola José Mendonça Vergolino e Ginásio Osorinho serão entregues quinta-feira (27)
Na quinta-feira, dia 27, uma das escolas mais tradicionais de Marabá será entregue, de cara nova, para a comunidade da Marabá Pioneira. As obras do prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mendonça Vergolino já estão concluídas e a comunidade poderá prestigiar a entrega oficial às 17h, desta quinta-feira (27).
A escola possui cerca de 600 alunos e já estava há 26 anos sem reforma. O prédio conta agora com acessibilidade total, através de banheiros especiais, piso tátil e plataforma elevatória. São 12 salas de aula, sala de leitura e laboratório de informática. A escola também passou a contar com central de ar em todas as salas.
As mudanças animam a estudante Alexia Neves, 10 anos. “Antes a escola não tinha o que tem hoje. Os ventiladores faziam barulho e atrapalhava, as salas eram muito pequenas. Agora as salas aumentaram e melhorou muito pra aprender, com a central de ar. A sala de aula virou o espaço que mais gosto agora”, comentou.
Os portões da escola também foram modificados por questões de segurança, o que era uma demanda dos alunos. “A escola ficou muito melhor com o segundo portão, antes as pessoas vinham de bicicleta e gerava tumulto, agora temos um portão específico para isso que melhorou bastante para gente. A central de ar também melhorou demais, que era muito calor”, comenta a aluna do 5º ano, Maria Luiza Leal.
No segundo piso, haverá salas de música e dança e o auditório completamente reformado. “A parte lá de cima foi o que mais gostei com o auditório que mudou muito, a cor, o piso e ficou muito mais legal, ficou muito bonito, aqui embaixo tem a pracinha pra conversar que ficou bom também. Estou feliz”, completa Maria Luiza.
Na parte da ampliação foram construídas cinco salas. No primeiro andar, os espaços estarão direcionados para gestão, orientação pedagógica e sala de professores. “Os espaços todos melhoraram, além da sala de aula, da secretaria, a diretora solicitou a ampliação e a parte administrativa que era antiga, com a reforma ganhamos nosso espaço pra gestão, professores, coordenação, orientadora”, conta a orientadora educacional Kátia Américo Garcia, que trabalha há 14 anos no local.
Ela ressalta ainda que para os profissionais da escola “O sentimento é de gratidão. Sensação de ter esperado, aguardado esse momento de quando pisamos o pé de volta após um período difícil de reforma. Nossa escola ficou muito bonita e foi além da expectativa que tínhamos”.
Katia também explica que os profissionais estão organizando tudo para a entrega desta quinta-feira. “Esse momento será de muita emoção. Estamos organizando os livros, a estante pedagógica, recebendo móveis planejados belíssimos, laboratório de informática com equipamentos novos. Toda essa reforma com equipamentos novos, geladeira, tudo novo. Essa situação para nós só dá mais gás para trabalharmos e estarmos aqui”, conclui.
A revitalização contemplou também obras de revestimento, pintura, esquadrias, elétrica, forro e piso, respeitando algumas características do prédio que é um dos mais antigos. Junto à cerimônia da escola será realizada a entrega do Ginásio Osorinho que passou por revitalização completa.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento e Paulo Sergio