Outubro Rosa: Central de Regulação realiza palestra sobre prevenção do câncer
A Central de Regulação do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) promoveu, nesta terça-feira (18), uma palestra para os usuários sobre a prevenção do câncer e a importância do diagnóstico precoce para o início do tratamento. O evento faz parte da programação do Outubro Rosa e Novembro Azul.
A sala de espera se transformou em auditório e ficou lotada de pessoas que são atendidas pelo TFD. A palestra foi realizada por estudantes de enfermagem que falaram sobre os tipos de câncer, sobre o tratamento e, principalmente, sobre os exames periódicos que devem ser feitos.
A dona de casa Maria Raimunda Lima Moraes foi diagnosticada com câncer de mama há três anos e desde então faz o tratamento, em Belém, através do serviço do TFD. “Há três anos, faço o tratamento de câncer de mama e foi uma coisa que apareceu tão rápida porque eu fazia os exames todos anos pelo Crismu (Centro De Referência Integrada a Saúde da Mulher) e eu descobri através dos exames porque eu não me tocava para sentir as alterações e hoje estou aqui para pedir para as mulheres e homens façam os exames e ir ao médico porque é muito importante para a nossa saúde”, disse dona Maria Raimunda Moraes.
Norlinda de Deus dos Santos Barros, também é paciente do TFD, e diz que as campanhas são importantes e que o diagnóstico precoce pode salvar vidas. “A importância desse momento, não apenas no Outubro Rosa, mas todos os meses, serve para conscientizar tanto homens quanto as mulheres sobre o câncer de mama, de útero e também da próstata porque o câncer tem cura fazendo o tratamento e ele não é uma sentença de morte, desde que você tenha o diagnóstico precoce, e essas campanhas são importantes”, relata.
De acordo com a assistente social Sinelândia Amorim, coordenadora da Central de Regulação do TFD, a cada 10 pacientes que procuram o órgão, cinco foram diagnosticadas com algum tipo de câncer. De acordo com ela, os casos de câncer em Marabá aumentaram consideravelmente nos últimos anos.
“Esse momento é de conscientização e que toda população deve fazer os exames adequados e temos que nos prevenir. O câncer vem avançando em todo país e tem tratamento e tem os exames para diagnosticar a doença a tempo e o paciente de Marabá não está só nesta batalha, aqui nós damos toda assistência e encaminhamos para o tratamento em Tucuruí e Belém, no hospital Ophir Loyola”, informa.
Através da Central de Regulação e do TFD o paciente recebe toda orientação quanto ao tratamento da doença, inclusive com medicação, marcação dos exames, e encaminhamento para o tratamento, quimioterapia e radioterapia e também as cirurgias. “Hoje a central de regulação tem em torno de 4 mil pacientes e aqui iniciamos todo o procedimento, pois quando o paciente vem da Atenção Básica já marcamos todos os exames e encaminhamos para a cirurgia, além disso tem o acompanhamento de médicos, psicólogos e assistentes sociais”, afirma.
Maria da Conceição Lima acompanha o pai em um tratamento de câncer de próstata e lamenta que ele não tenha feito os exames de prevenção. “É um alerta, uma advertência, inclusive pra mim, pois se meu pai tivesse prevenido ele não estaria lutando contra um câncer e está em estado bastante avançado e é por isso que é bom fazer os exames”, adverte.
Durante a Campanha do Outubro Rosa e Novembro Azul, as pessoas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde e solicitar os exames para a prevenção do câncer. Todas as unidades estão preparadas para receber o paciente, inclusive com programação noturna para as pessoas que se ocupam no período diurno.
Texto e fotos: Victor Haôr