Obras: Retomada a construção do Terminal de Integração que moderniza o sistema de transporte coletivo
A obra de construção do Terminal de Integração tem continuidade e já está com mais de 80% da cobertura finalizada. Toda a estrutura metálica necessária para a cobertura está praticamente toda instalada, restando apenas a colocação das telhas termoacústicas.
Na segunda-feira, 17, os operários trabalhavam na instalação das últimas tesouras (tipo de treliça bastante usada em telhados), para posteriormente receber a cobertura completa, posteriormente a obra segue para a construção das plataformas de embarque e desembarque.
Jair Guimarães, Secretário de Segurança Institucional, responsável pela organização do trânsito no município, diz que a finalização da construção do Terminal de Integração é de extrema importância para melhorar o transporte público em Marabá.
“A obra foi retomada, ela é de extrema importância e o transporte público em Marabá só vai para o patamar que precisamos. Nossa cidade merece um transporte público de qualidade, barato e com rapidez no atendimento quando o Terminal de Integração estiver pronto”, disse o secretário.
Segundo o secretário, com o Terminal o tempo de viagem será menor. A proposta é fazer com que a partir do funcionamento do Terminal, os veículos possam ter um percurso menor, tendo em vista que serão planejadas novas linhas, num total de 14, atendendo os usuários em todos os bairros, com um tempo de espera bastante reduzido.
“Hoje fazemos a linha de ponto a ponto e isso gasta tempo, muitos insumos de material dos ônibus e isso não é o ideal. É necessário uma linha central e a expectativa é que o passageiro possa ficar apenas 15 minutos no terminal e de lá vai para qualquer ponto de Marabá, você pagando apenas uma passagem”, explica.
O Terminal está localizado no canteiro central da VP-06 entre as Folhas 27, 26, 22 e 23. Além do prédio administrativo, o Terminal também vai contar com área de alimentação, seis boxes para lojas, banheiros com acessibilidade para PcD e plataformas com aproximadamente 50 metros de largura. A obra está estimada em 4.742.931,24.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio e Sérgio Barros (Aéreas)