Cultura: Dia Municipal do Livro é comemorado com programação especial e homenagens
Neste sábado (22), a Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, vai receber uma programação especial em alusão ao Dia Municipal do Livro e da Leitura, comemorado no dia 8 de outubro. Haverá contação de histórias, apresentações musicais e o microfone aberto para que o público recite poemas, conte histórias, cante e faça sua performance livre.
O evento começará às 16 horas e é aberto ao público de todas as idades. A ação está sendo realizada em conjunto pela Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá, Programa Marabá Leitora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Observatório da Leitura, organizado pela Professora Eliane Sonhares, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
O evento também homenageará o escritor Eduardo Castro, um dos fundadores da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará e que presidiu a Academia de Letras de Marabá. Autodidata, ele foi alfabetizado somente aos 15 anos, iniciando a partir daí, a sua grande afinidade com a literatura, tendo como patrono, o consagrado poeta Gonçalves Dias. Castro tinha a arte literária como uma paixão em vida. Suas obras são sempre marcadas por temas de caráter social, pela busca à cidadania e pela preservação da natureza.
“É uma grande honra e uma importante homenagem para este homem que tanto representou a literatura e a poesia no nosso estado e na nossa cidade”, comenta Evilangela Lima, coordenadora da Biblioteca Municipal de Marabá.
O dia 08 de outubro foi selecionado para ser o Dia Municipal do Livro e da Leitura por ser a data de nascimento do poeta, falecido em 2017. O projeto de lei nasceu dentro do Programa Marabá Leitora, com o objetivo principal de valorizar e oportunizar o acesso da população à produção literária do município.
Os organizadores também pedem para que os participantes levem livros para que seja realizada a troca durante o evento. A ideia é que se discutam as publicações, além de serem trocados os livros para que a leitura seja compartilhada em um ciclo de progressão do conhecimento, da informação e da poesia.
Texto: Osvaldo Henriques