Saúde: Dia D Outubro Rosa/Novembro Azul é realizado na UBS Amadeu Vivacqua
A programação das campanhas conjuntas Outubro Rosa/Novembro Azul, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, está sendo realizada em todas as Unidades Básicas, e nesta quarta-feira (19), o dia D da campanha foi na UBS Amadeu Vivacqua, no São Félix II. O evento iniciou às 16h30 e se estendeu até às 22h com uma boa participação da comunidade. No auditório da UBS, mulheres e homens foram reunidos para orientações sobre os cuidados contra o cânceres da mama, colo do útero e próstata.
Leila Martins, gerente da UBS Amadeu Vivácqua, observa que apesar dos serviços contra o câncer estarem disponíveis durante o ano inteiro, a programação especial intensifica essas ações e é uma ótima oportunidade para a comunidade procurar por atendimento. “Esse ano, a Secretaria de Saúde optou por unificar o dia D para homens e mulheres. Então convidamos o público-alvo que são mulheres entre 50 a 69 anos e homens a partir dos 45. O foco principal é a prevenção”, enfatiza a gerente.
Aos usuários que estiveram no posto foram ofertados dentre outros atendimentos, consultas médicas, coleta de preventivo (PCCU), testes rápidos diversos, além da realização do PSA (Antígeno Específico da Próstata), nesse último serviço, os homens presentes saíram com a data de retorno já agendada para o próximo mês.
“Todos devem buscar o serviço de saúde, homens e mulheres, mesmo que venha encontrar alguma dificuldade no sistema, isso vai depender da unidade, do tipo de serviço, pode ter demanda, espera, mas que eles sejam corresponsáveis. Busquem e cobrem para serem atendidos. Na campanha buscamos essa sensibilização, conscientização para a busca dos serviços de saúde e orientação, para que eles possam reconhecer os sinais do câncer que gera em torno de 28% da morte do público masculino”, informa Raidanes Barroso, enfermeiro com mestrado em saúde e tecnologia pela UFRA e que atua na UBS Amadeu Vivácqua.
Jossimária de Oliveira Santos, 45 anos, ficou sabendo da programação Outubro Rosa/Novembro Azul por uma agente de saúde e decidiu participar do momento. Assistiu as palestras com atenção e depois entregou exames para leitura de resultado. “É muito importante nós mulheres cuidarmos da saúde. Muitas das vezes, a gente fica muito atarefada, tem se descuidado da saúde e quando descobre uma doença é tarde demais. Então é importante a gente está se cuidando, se preocupando com nosso bem-estar físico e mental”, ressalta a dona de casa.
Há três anos, João Evangelista, 69 anos, descobriu uma alteração na próstata. Graças a um diagnóstico precoce foi possível fazer o tratamento. Agora o aposentado não se descuida mais da saúde. Ele estava entre os homens que participaram do evento no posto de saúde. “Por eu não ter me cuidado logo, tive de operar duas vezes e não quero ter de passar, por isso, pela terceira vez. Você sabe que ninguém vive sem saúde. Eu digo a outros homens, que se cuidem! Porque isso, [alteração na próstata] vira morte”, alerta o aposentado.
Francisco Oliveira, 77 anos, aproveita a experiência de vida para cuidar da saúde de olho nas oportunidades oferecidas pelo SUS. “Quem pode, paga lá fora, mas quem não pode vem atrás e estou aqui. Eu vim atrás de outro atendimento, mas quando cheguei aproveitei para participar. Em outras vezes, fiz exames deu tudo ok, e agora vou fazer de novo esse ano para ver no que vai dar”, disse.
Manoel Lorentino Félix, 70 anos, também foi contactado por meio da ACS que acompanha a família. Ele sabe o quanto é importante checar a saúde. “Se eu não cuidar da minha saúde, quem é que vai cuidar! Primeiramente Deus, depois os médicos a quem Deus deu a inteligência para cuidar de nós. Então sempre me cuido. Estou atento! Muitas das vezes, a gente sente uma coisinha, não vai atrás, e quando descobre o médico diz que já está avançado”, observa.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento