SMS: Domingo de ação voltada à saúde do homem, na UBS da Vila Sororó
Na manhã deste domingo, 23, a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) promoveu ação voltada para a saúde do homem, na Unidade Básica de Saúde Pastor Jhonatas Moraes Cavalcante, na Vila Sororó, distante cerca de 30 km no núcleo urbano da cidade.
A ação contou com realização do exame de sangue de PSA, que ajuda na detecção de alterações na próstata para homens com mais de 40 anos. A programação está dentro das ações conjuntas do Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, e Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata.
Neste ano, a SMS resolveu unir as programações das duas campanhas. Serão dois meses de ações voltadas para a saúde dos dois públicos.
A gerente da UBS, Érica Souza, compartilha que por ser uma área de cobertura grande, a unidade buscou avisar as comunidades por meio de grupos de whatsapp. Na manhã de domingo, a UBS estava com bastante demanda pelo exame.
“A gente já esperava um público grande porque nossa comunidade é muito grande. Nós atendemos Vila Sororó e região, mais nove vilas ao redor. Então, a gente já tem esse público há alguns anos desde que iniciou a unidade. A gente já tem um público grande na procura da coleta do PSA”, afirma a gerente.
Quem chegou cedo para participar da ação foi o agricultor Renato Rodrigues, 63 anos, morador da Vila Piranheira. Ele conta que sempre participa das campanhas e está com a saúde em dia.
“Às vezes, a pessoa deixa de se cuidar quando é cedo, e quando é tarde, já é tarde demais. Tudo cedo, melhor, né?! Que todos os homens de 40 anos em diante se cuidem. A vida aqui é triste, mas é boa. A gente não quer perder a vida assim fácil, né?! Melhor você estar andando com os seus pés do que andar pelos pés dos outros”, ressalta o agricultor.
Ele também deixa um recado para os homens que não fazem os outros exames para descoberta do câncer de próstata, como o exame de toque, por receio ou preconceito.
“Isso é bobagem. Eu quero é a minha vida. A vida é mais importante, acima de tudo. Tudo o que você tem, se você perder, você consegue, mas a vida, perdeu, acabou”, reitera.
Já o agricultor José Ribamar aproveitou a oportunidade e fez o exame de PSA pela primeira na vida, aos 56 anos.
“Rapaz, na verdade é a primeira vez que estou fazendo exame. Eu acho muito importante porque é muito bom o cara cuidar da saúde. Eu estava descuidando porque eu com 56 anos nunca tinha feito esse exame”, avalia.
Durante a entrega do resultado de exame do PSA, os pacientes farão uma consulta com clínico geral. A partir disso, serão encaminhados para consulta com o médico urologista no Centro de Especialidades Integradas.
O agricultor Abraão Cardoso soube da ação e não perdeu tempo. Ele afirma que faz check-up todos os anos e que aproveita todas as oportunidades.
Ele também fala um pouco sobre o porquê de os homens, por vezes, se preocuparem menos com a saúde do que as mulheres, por exemplo. Ele também manda um recado de alerta para os homens que já estão na faixa etária para os exames de próstata.
“É porque o homem sempre acha que ele é o cara. Ele se cuida menos. Cuida do filho, da mulher e esquece dele. Pelo contrário, o homem tinha que cuidar dele primeiro para depois cuidar dos demais. Eu falo para todos os meus amigos, homens acima de 40 anos, que se cuidem, procurem fazer o exame de próstata porque isso aí é sério, mata”, ressalta.
Além do exame de PSA, que os homens receberam previamente a orientação para a realização, a ação na UBS também garantiu testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como HIV e hepatites.
A meta é atender mais de 100 homens com os serviços.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio