Seaspac: PTS Jardim do Éden realiza curso de massa folhada para moradoras do residencial
Na manhã de terça-feira (25), foi realizado o encerramento do curso de massas folhadas, voltado para as moradoras do Residencial Jardim do Éden, em Morada Nova. O curso faz parte do Projeto de Trabalho Social (PTS) executado pela Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e Caixa Econômica Federal.
O curso foi ministrado em cinco aulas, desde a semana passada, pela estudante de gastronomia e chefe de cozinha Kátia Santis. Durante os encontros, as participantes puderam aprender sobre o ponto da massa, tempo de descanso e cocção da massa, preparo, além de tirar todas as dúvidas.
“A maior satisfação do ser humano é poder compartilhar conhecimento. A gente trabalhou em massas folhadas, croissant, semi-folhadas. Hoje muitas mulheres buscam a sua independência financeira, buscam um rendimento maior familiar. A avaliação que faço é muito maravilhosa. Eu percebi que elas têm a vontade de conhecer. Elas têm a curiosidade de descobrir e isso é muito essencial no ser humano”, explicou a instrutora do curso.
O curso contou com cerca de 17 participantes, entre elas, a dona de casa Milene Ribeiro, moradora do Residencial Jardim do Éden. Ela já participou de outros cursos do PTS, como manicure, cabeleireira, customização de sandália, temperos e bolos caseiros. Segundo a dona de casa, os cursos a ajudaram bastante tanto na questão da renda da família, como também a sair de um estado depressivo.
“São novos conhecimentos que eu tenho. Sempre tive vontade de aprender salgados e tive agora essa oportunidade. Antes eu não tinha a questão financeira e agora abracei essa oportunidade. É uma grande diferença principalmente na parte financeira de casa, ajuda. Eu fico muito feliz quando posso ajudar em alguma coisa. São coisas que eu conquistei com o meu suor. Porque assim, eu ajudo meu marido, mas o que eu conquistei com o meu suor é gratificante demais. Isso veio na hora que eu estava depressiva. Eu estava fazendo tratamento e até não faço mais porque isso ocupa muito a minha mente”, explica a participante.
O PTS compreende uma série de atividades, cursos e oficinas voltados para os moradores de empreendimentos do Programa Casa Verde e Amarela da Caixa Econômica Federal, a fim de garantir a essas pessoas formação para conseguirem ter sua própria renda.
“O intuito do PTS é qualificar profissionalmente os moradores para que eles possam ganhar uma renda extra aqui mesmo no residencial e qualificar profissionalmente para o mercado de trabalho. Aqui, o projeto fornece todos os equipamentos necessários para o aprendizado. A única coisa que elas precisam ter é disponibilidade no aprendizado”, ressalta a assistente social Diana Oliveira, coordenadora do PTS do Jardim do Éden pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Abradesa).
Ranuza Oliveira, 49 anos, também já havia feito outros cursos do PTS como customização de sandálias, cabeleireira, bolos e doces. Atualmente, ela já trabalha com algumas encomendas, fruto do que aprendeu nos cursos e oficinas do projeto.
“Eu aprendi muitas coisas no curso. Aprendi as novas técnicas, algumas eu já sabia, mas aí a gente vem para o curso para se aperfeiçoar mais para adquirir mais conhecimento. Eu já começo a fazer minhas encomendas de salgados para uma lanchonete. Hoje em dia está difícil emprego, principalmente na minha idade. Então, eu faço algumas encomendas, de bolos, salgados e aí vem uma rendinha para ajudar”, destaca a dona de casa.
Veja outras fotos
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio