Semma: Concurso de desenho ambiental segue em mais uma etapa
O 7º Concurso de Desenho Ambiental para o calendário 2023 está em mais uma etapa. Desta vez, 263 desenhos feitos por estudantes da rede municipal de ensino estão expostos para votação do público. Os mais votados seguirão para a próxima etapa.
O concurso deste ano tem como tema “Consumo consciente e descarte responsável”. Os desenhos estão em exposição na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma), na Avenida Amazônia, Agrópolis do Incra, núcleo Cidade Nova. A votação é aberta ao público e segue até amanhã, quinta-feira, em horário comercial.
Na primeira etapa, 35 escolas, das 60 que se inscreveram, enviaram desenhos feitos por alunos. Ao final, foram mais de 360 desenhos submetidos, que passaram por curadoria para saber se atendiam ao tema. Destes, 263 foram selecionados para a votação.
A criatividade e atenção dos alunos, o traço e as cores foram avaliados por Lucas Leite, coordenador de atendimento da Semma, que escolheu um desenho em cada uma das cinco categorias: educação infantil; 1º ao 3º ano; 4º ao 5º ano; 6º ao 7º ano; e 8º ao 9º ano.
“A gente consegue identificar aí que tem muita criatividade, muita habilidade também com o desenho. As crianças estão representando bem. É muito gratificante ver que a visão da criança e do adolescente tem uma percepção da questão do meio ambiente. Tem muitos desenhos criativos, que tratam sobre lixo, degradação ambiental, tratam de recuperação ambiental. Então, é um assunto que provavelmente vem sendo tratado dentro das escolas. Então, é importante que cada vez mais as crianças tenham o conhecimento desse assunto”, ressalta.
O concurso é realizado pelo Departamento de Educação Ambiental da Semma (DEA). Os desenhos mais votados seguirão para a próxima etapa de votação, no dia 4 de novembro, que será realizada com estudantes e funcionários do campus da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Dessa etapa, os 15 mais votados vão compor o Calendário 2023 da Semma.
“É muito gratificante ver o interesse da criança e a criatividade de cada um. A maioria passa a mensagem. Eles se sentem muito importantes. É um marco na história da vida deles, principalmente os alunos da zona rural. Quando eles vêm é um dia de festa para eles. Eles trazem a família. Para eles é um dia muito importante que eles jamais vão esquecer”, destaca a coordenadora do DEA, Socorro Medeiros.
O prêmio deste ano será uma bicicleta para cada autor dos desenhos vencedores. A cerimônia de premiação será dia 24 de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio