Reinaugurações: Marabá Pioneira recebe Escola José Mendonça Vergolino revitalizada e ampliada e Ginásio Osorinho modernizado
Um ambiente novo, ampliado e totalmente revitalizado foi entregue oficialmente pela Prefeitura de Marabá à comunidade da Escola José Mendonça Vergolino, na Velha Marabá, no fim da tarde desta quinta-feira, 27, inclusive com o ginásio Osorinho também todo modernizado. A cerimônia foi marcada por apresentações culturais e artísticas de projetos da escola em parceria com a Fundação Casa da Cultura, como dança e música. O novo ambiente escolar ganhou o toque especial dos servidores e faz jus ao nome popular “Escola Municipal”, uma das mais tradicionais da cidade, com 79 anos.
Agora com total acessibilidade, a escola conta com um elevador para o segundo piso. É composta por 12 salas de aulas, uma sala de leitura, sala de informática, auditório que foi todo reformado e ainda um bloco inteiro para salas administrativas com sala de gestão, orientação pedagógica, coordenação e professores, de música e de dança. A escola está toda climatizada e foi instalado também o sistema de combate a incêndio.
O prefeito Tião Miranda se emocionou ao visitar os ambientes da escola, na qual estudou na infância. Ele havia participado de reformas passadas do local e foi na gestão dele que o ginásio Osorinho foi construído.
“Nós ampliamos, o colégio ficou belíssimo, com acessibilidade, e é uma satisfação muito grande porque faz parte da minha infância. Foram quatro anos estudando aqui, com a professora Maria Fernandes. É uma lembrança gratificante. O meu maior prazer é inaugurar a escola, e uma escola desse porte, é muito importante”, disse o prefeito.
Marilza Leite, secretária de educação, enfatiza a importância histórica da escola e a satisfação em entregar mais uma escola revitalizada.
“Uma escola muito significativa para todos de Marabá, muitas das pessoas que desempenham funções como médico, engenheiro, prefeito passaram por aqui, então é um orgulho muito grande entregar mais essa obra aqui. Cada vez que a gente inaugura me sinto realizada porque a comunidade escolar merece. A gente consegue fazer uma educação de qualidade dentro de um contexto, e isso inclui o prédio onde a comunidade está inserida e isso contribui muito”, destaca a secretária.
Fábio Moreira, secretário de obras, frisa que a revitalização dos equipamentos era necessária já que havia mais de 20 anos sem grandes reparos.
“Não ocorria reforma na escola desde o ano 2000, então fizemos uma reforma completa em todos os espaços. E aqui, o Osorinho tinha um problema sério na cobertura, e fizemos toda a repaginação, pintura, trocamos as cestas, e outras coisas mais. São espaços importantes que estão sendo entregues novos para a sociedade”, comenta o secretário.
Comunidade escolar comemora
Nilva Maria Américo Gomes, gestora da escola há pouco menos de 10 anos, observa que a comunidade escolar foi contemplada em seus anseios. Destaque para a sala de professores e coordenação pedagógica, que contam com um espaço para formação dos docentes com o uso de computadores.
“É um sentimento maravilhoso porque essa reforma era um sonho, e o prefeito acolheu. Foi feito da maneira que a gente sonhou. Enquanto coordenadora [função anterior], sempre sonhei com uma sala da coordenação que coubesse a todos os professores, porque não dá para ser dissociada. Tudo foi pensado e feito da maneira que idealizamos”, comenta a gestora.
Isabel dos Anjos, professora há 5 anos na escola, também estava muito satisfeita com as melhorias do lugar.
“A questão do espaço é uma melhoria grande. A escola foi ampliada, e os novos espaços estão oportunizando nossos alunos a ter outras atividades. Estamos com central em todas as salas e isso nos proporciona melhores condições de trabalho, então tudo isso contribui para que possamos desenvolver nosso trabalho, só o fato de ter um ambiente renovado dá mais vontade aos alunos de vir para a escola”, pontua.
Ketlen Vitória Silva, 10 anos, aluna do quinto ano, está encantada com o novo espaço.
“Achei a escola bem legal, coisas novas, ficou bem bonita as pinturas, mais espaçosas, cadeiras novas. Gostei muito da pracinha”, descreve a aluna.
Maria Valentina Alves, 10 anos, sempre estudou na escola e com a reforma ficou ainda mais apaixonada pelo lugar. A aluna faz parte do projeto de música, tocando violino.
“Maravilha! Agora a gente pode ver uma melhoria, tá mais confortável, gostei de todo espaço, está muito melhor”, ressalta a pequena.
Alice Emanuele Alves, 11 anos, está amando cada detalhe da revitalização, mas as pinturas próximas ao refeitório prenderam a atenção da aluna.
“É um sentimento bom, reformaram muitas coisas. O auditório foi todo mudado. A quadra reformou, e começaram a pintar as paredes e por aí foi seguindo, o que mais gostei foi das pinturas nas paredes [arte do Bino Sousa], destacou a aluna.
Ginásio Osorinho está de cara nova
O ginásio Osorinho está mais iluminado, com novas grades de proteção, oferecendo mais segurança para os desportistas e para o público. Os banheiros ganharam novas instalações hidráulicas. Os vestiários contam com nova estrutura. A cobertura está revitalizada e as arquibancadas pintadas e com assentos instalados. Um espaço completamente renovado para a classe desportista voltar a receber os grandes eventos municipais e regionais.
Vale ressaltar que a quadra existe desde o início da década de 1980, mas em 2000 foi construída aos moldes de ginásio, na gestão do prefeito Tião Miranda. Foi o primeiro da gestão dele.
Thyago Ferraz, secretário de esporte e lazer, ressalta a importância do ginásio para a categoria esportiva, inclusive para competições regionais.
“Osorinho é muito tradicional, revitalizar esse espaço é grande alegria. O esportista estava com muitas saudades, porque aqui já tiveram muitas competições, jogos estudantis, jogos da castanha, e acreditamos que muito em breve vamos trazer o campeonato de futsal masculino e o feminino. Ele é um ginásio antigo, tem dimensões menores, mas não impede que algumas competições ocorram. Por exemplo, nós temos aqui o basquete com uma tabela profissional, em acrílico, e por ser a casa oficial do basquete trouxemos uma tabela a nível internacional para cá”, destaca Thyago.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento / Jordão Nunes/ Sérgio Barros