Saúde: Novembro Azul inicia com ações na zona rural e urbana
A Coordenação de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) deu início às programações do Novembro Azul, que contará com dias D’s em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Somado a isso, também serão realizadas ações na zona rural ao longo de todo mês, além de palestras em locais específicos.
“Os testes PSA serão feitos nas UBSs, que terão horário estendido nesses dias. Escolhemos o atendimento noturno porque agrega mais o quantitativo do homem que já saiu do trabalho”, explica Helane Moreira, coordenadora de Saúde do Homem.
As coletas já começaram pela zona rural, com uma ação no posto de saúde Pastor Jonatas Cavalcante, na Vila Sororó. “Também já estivemos no IFPA, no Conselho Municipal de Saúde e faremos mais duas coletas na zona rural essa semana. A partir do dia 1º de novembro já começamos os atendimentos noturnos nas UBS’s da zona urbana”, destaca Helane Moreira.
A primeira UBS a receber a ação será a Maria Bico Doce, no Bairro São Félix. No dia 3, será a vez da UBS Jaime Pinto, no Belo Horizonte, seguido pela Hiroshi Matsuda, na Folha 11, na Nova Marabá. Durante a semana também serão realizadas ações na Vila Itainópolis e na Vila Santa Fé.
Helane explica que as ações sobretudo para a coleta do PSA acontecem em conjunto com o Outubro Rosa para que ambos os públicos levasse essa preocupação para dentro de casa.
Segundo ela, o número de homens que procuram o serviço aumentou gradativamente na cidade desde 2019. “Foram 600 coletas em 2019, 1300 em 2020, e foram 1700 só zona urbana em 2021. Chegamos a uns 3000 testes nesse ano. Nesse intervalo, tivemos 38 positivos que estão sendo tratados ou vieram a óbito. Então percebemos que o tabu está sendo quebrado”, comenta.
As chances de cura se descoberto no início chegam a aumentar em até 95% das vezes. Por isso é importante que se faça o exame. O PSA é feito nas UBS a partir dos 40 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Se der positivo, o clínico geral faz a solicitação e encaminha para os especialistas do Centro de Especialidades Integradas (CEI).
É lá que o especialista faz a análise pelo exame de toque e, dependendo do resultado, solicita o PSA total ou a biopsia. Caso seja detectado o câncer de próstata, o acompanhamento é feito via Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em Tucuruí ou Belém.
Gilberto Alexandre é urologista no CEI e explica que o atendimento é feito via regulação, mas que durante o novembro azul ele será agilizado dispensando a regulação. “Não deixe de fazer seu exame porque é importante para pessoa se prevenir. Ao chegar a fazer um diagnostico, uma vez só por ano, exame de sangue, e se precisar o toque, que dura 15 segundos e é indolor”, ressalta.
Ele conta que cerca de 17% dos homens a partir dos 50 anos chegam a ter câncer de próstata e de 50% a 60% contraem a Hiperplasia prostática benigna (HPB). “São as duas patologias básicas, o crescimento benigno HPB, que obstrui a urina e pode causar doença renal e o câncer de próstata que dá em um a cada sete homens. “Eis a importância da pessoa fazer o exame e o encaminhamento”, destaca.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Arquivo Secom
Tenha acesso ao cronograma de coleta de PSA – Novembro Azul, aqui: