SSAM: Continua a limpeza de grotas para evitar alagamentos no período de chuvas que se aproxima
O Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) continua a limpeza das grotas e valas da cidade a fim de evitar alagamentos, por conta das chuvas que se aproximam. Nesta segunda-feira, 31, as máquinas da Prefeitura de Marabá trabalhavam em dois pontos extremos da cidade. Na grota que corta as Folhas 15 e 16 e na grota que corta os bairros Jardim União e Bela Vista, os trabalhos devem se estender durante toda a semana.
O operador de máquinas Cleilson Alves está trabalhando no Bairro Bela Vista onde iniciou a limpeza no final da grota, próximo ao Rio Itacaiúnas, com sentido ao Bairro Jardim União. De acordo com o servidor, as sujeiras que atrapalham o curso da água são as mais diversas, produzidas pelas mãos humanas e muitas delas podem ser evitadas.
“Sai muito lixo. Cama box, fogão velho, geladeira, tudo a gente encontra aí e vamos botar nos caminhões. Isso tudo cai dentro das valas. Se entupir vai alagar as casas”, observa o operador de máquinas.
Assim como em outros pontos da cidade, onde o serviço é feito periodicamente, as observações são as mesmas, além do pedido de conscientização daqueles que moram aos arredores do lugar. Todo lixo deixado nas ruas irregularmente ou jogado diretamente nas valas causam grandes transtornos durante as chuvas.
“Fazemos a limpeza para não entupir e não provocar alagamento nas casas. Elas são quase sempre extensas. Então nós pedimos à população para evitar jogar lixo aí nas valas” observa novamente o trabalhador.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento