Saúde: UBS Maria Bico Doce abre oficialmente ações do Novembro Azul na zona urbana
Na noite de terça-feira (1º) iniciou oficialmente as atividades do Novembro Azul nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana de Marabá, já que as primeiras ações foram realizadas em outubro, por conta das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul serem realizadas em conjunto esse ano. O primeiro posto de saúde a receber o Dia D foi a UBS Maria Bico Doce, no bairro São Félix. A próxima ação ocorrerá na UBS Jaime Pinto, na quinta-feira (3). Antes já havia sido realizada uma ação no posto de Saúde Pastor Jonatas Cavalcante na Vila Sororó, ainda em outubro.
A ação foi uma oportunidade para o Claudiomar da Silva Souza, 53 anos, realizar o teste do PSA pela primeira vez. “Tentei fazer ano passado, mas acabei não podendo vir. É a primeira vez que vou fazer, conversaram comigo e me convenceram que temos que correr atrás da nossa saúde, nos preservar”, comentou Claudiomar, que trabalha como segurança, e conta que ficou sabendo da ação, por meio das visitas do Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizadas em sua rua. “Achei uma iniciativa boa, tanto irem às casas, quanto fazerem o horário noturno”, relatou.
A gerente da UBS, Doracy Barbosa, explica que a população foi chamada em uma palestra realizada em outubro e também nas visitas domiciliares. “Na palestra do Outubro Rosa /Novembro Azul passamos todas as orientações e já orientamos os preparativos, e orientamos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) para entregarem o preparo e passarem as informações, para virem agendar ou de forma espontânea, no dia”, ressalta, destacando também a importância do preparativo, pois muitos homens costumam não cumprirem os requisitos prévios.
“Ano passado deixamos de testar muitos homens porque vieram de cavalo, de moto, bicicleta e não puderam realizar o teste”, enfatiza, pontuando que os requisitos para fazer o teste são abstinência sexual de três dias, não andar de cavalo, motocicleta ou bicicleta, pois há possibilidade do resultado ser um falso positivo.
Além do teste PSA, que não costuma ser realizado na UBS, o Dia D contempla o horário estendido até às 22h, consultas médica e com nutricionista (para a área urbana), realização de testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e verificação da pressão arterial.
O aposentado Raimundo Siqueira de Oliveira, 84 anos, conta que aproveitou a iniciativa para realizar todos os atendimentos. “Já fiz o teste várias vezes. Aqui na UBS é a primeira vez. Já fiz, moro aqui para essas bandas e ficou muito melhor ter esse teste aqui. Além do teste, vou fazer a consulta para ver como estou. Muito importante vir e participar da ação, até trouxe um amigo”, conta.
A expectativa é de que tenham sido realizados de 120 a 130 testes. Segundo a coordenadora de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, Helane Moreira, o número de homens que procuram o serviço tem aumentado gradativamente desde 2019, em Marabá.
“Foram 600 coletas em 2019, 1300 em 2020, e foram 1700 só zona urbana, em 2021. Chegamos a uns 3000 testes nesse ano. Nesse intervalo, tivemos 38 positivos que estão sendo tratados ou vieram a óbito. Então percebemos que o tabu está sendo quebrado”, revela.
As chances de cura do câncer de próstata, se descoberto no início, chegam a aumentar em até 95% das vezes. Por isso é importante que se faça o exame. O PSA é feito, nos postos de saúde, em homens a partir dos 40 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Se der positivo, o clínico geral faz a solicitação e encaminha para os especialistas do Centro de Especialidades Integradas (CEI), onde o médico fará a análise pelo exame de toque e, dependendo do resultado, solicita o PSA total ou a biópsia. Caso seja detectado o câncer de próstata, o acompanhamento é feito via Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em Tucuruí ou Belém.
Confira a programação completa das ações do Novembro Azul e não deixe de realizar o teste na UBS mais próxima da sua casa.
CRONOGRAMA EM ANEXO
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento