SMS/Semed: Comemoração dos 15 anos do Programa Saúde na Escola, em Marabá, será dia 24
O programa Saúde na Escola (PSE), gerenciado pelas secretarias de saúde e educação (SMS e Semed), está completando 15 anos de funcionamento em Marabá e a comemoração vai ser aberta à toda comunidade, com um evento especial na Praça São Francisco, no dia 24, entre 08h e 12h. Na data comemorativa, serão realizadas diversas ações e serviços de saúde e educação. O acontecimento deve reunir 74 comunidades escolares contempladas no município com o programa. Além da SMS e Semed, o evento está sendo organizado com o apoio de diversas outras secretarias e órgãos municipais, bem como organização não governamentais (ONG’s) e empresas privadas.
De acordo com Orlando Morais, diretor de programa e projetos da Semed, o objetivo é apresentar à sociedade as ações realizadas pelo programa que beneficia centenas de alunos da rede municipal. Além disso, o município será avaliado por uma equipe de Belém, almejando conseguir uma das três vagas para participar do evento comemorativo nacional, em Brasília, já que está entre os sete municípios dos 144 do estado que conseguiram desenvolver as 13 temáticas pelo Ministério da Educação, no caso de Marabá são 14, com a inclusão da Saúde Mental.
“Aproveito para parabenizar a Secretaria de Saúde pelo trabalho que vem sendo desenvolvido e a Secretaria de Educação que tem emanado esforços pra poder desenvolver o programa que é de uma importância. Eu acho que precisa ser ampliado porque Educação e Saúde são paralelos. Eu creio que uma criança com saúde tem mais possibilidade de aprender”, enfatiza o diretor.
As temáticas do programa serão apresentadas em estandes pelos próprios alunos, que serão orientados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), conforme temas acompanhados pelos professores. O processo deverá ser feito de forma dinâmica, com apresentação teatral pelas crianças da Educação Infantil e paródias feitas por alunos do 6º ano, e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
“A gente está contando que faremos uma linda festa e queremos convidar a sociedade a participar porque é importante. Esse trabalho da Educação e Educação com Saúde”, completa Orlando.
Programa PSE em Marabá
O Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino básico, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação.
No programa, as Unidades Básicas de Saúde são as responsáveis em executar quinze ações em cada escola da área de abrangência, enquanto que os encaminhamentos e os materiais necessários para a realização das atividades são produzidos pela equipe da Secretaria de Saúde.
A coordenadora do PSE, Tarcilene Varela, reforça que, de 2019 para cá, o município conseguiu cumprir todas as metas estabelecidas pelos Ministérios da Saúde e da Educação, por isso, há motivos para comemorar o sucesso do programa.
“O PSE, através deste Projeto, encontra alternativas atrativas para os educandos e seus familiares, levando ao seu alcance conhecimento por meio do Projeto Político Pedagógico-PPP, considerando o contexto escolar, social e o diagnóstico local de saúde de nossos educandos”, pontua a coordenadora do PSE.
abordagens
“Os profissionais da saúde vão para as escolas e realizam as ações de saúde. Orientam sobre a escovação supervisionada, fazem aplicação de flúor, entregam kits, também falamos sobre os cuidados da gravidez na adolescência, sobre cultura de paz, saúde mental, bullying , vários temas de saúde. A gente trabalha nas escolas com todo cuidado para que os alunos entendam e leve essa orientação para suas casas”, enfatiza a coordenadora do PSE.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Secom