SSAM: Equipes intensificam mutirão de limpeza de grotas e bueiros na cidade
O trabalho de limpeza de grotas e bueiros em Marabá continua por todos os bairros. O Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) mobiliza as equipes para intensificar as ações de mutirão na retirada de entulhos e também com o uso de máquinas na escavação para retirada da terra acumulada devido ao processo de erosão.
As equipes estão distribuídas por todos os bairros. Nesta segunda-feira, 7, os trabalhos concentraram-se na grota da Folha 28, com um turma que faz o trabalho manual e outra que utiliza máquinas na grota da Folha 10. Na Folha 17, uma equipe atua na limpeza de grota que faz divisa com a Folha 10.
No núcleo Cidade Nova, uma equipe de 15 pessoas trabalha na limpeza de uma parte da grota do Aeroporto, no bairro Jardim Vitória. No local vários pontos já receberam as equipes do SSAM. Ainda no núcleo Cidade Nova, as equipes já atuaram na limpeza de grotas e bueiros nos bairros Liberdade, Laranjeiras e Independência.
De acordo com Odilon Cerqueira, Coordenador de Limpeza Urbana do SSAM, os serviços de limpeza de grotas e bueiros acontece durante todo o ano, porém neste período de chuvas ele se intensifica. O objetivo é fazer com que a retirada do acúmulo de lixo facilite a vazão da água pluvial e não aconteça transbordamentos e novos alagamentos.
“É um trabalho necessário o ano todo, mas como chegou o período de chuvas na nossa região, ele precisa ser intensificado, então aumentamos o número de equipes trabalhando e também máquinas. Até o momento não registramos alagamentos, mas o trabalho não pode parar”, comentou Odilon Cerqueira.
Odilon Cerqueira observou que existe um grande número de pessoas que ainda insiste em se desfazer do lixo nos canais pela cidade, até mesmo entulho de grande porte, como geladeiras velhas e sofás, são retirados pelas equipes do SSAM.
“É preciso mais conscientização por parte da população em não jogar móveis velhos nas galerias, pois causa muitos transtornos no período de chuvas, esperar o carro coletor ou uma equipe do SSAM e informar sobre o problema, não podemos fazer dos canais que cortam nossa cidade um lixão”, pontuou.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio