Semed: Revitalização e inauguração de escolas impulsionam a Educação no município
Um novo momento para a educação no município de Marabá, neste ano de 2022, com a inauguração e reinaugurações de escolas que receberam serviços de revitalização. A educação recebeu um impulso no processo ensino-aprendizagem e novas escolas serão inauguradas ainda este ano.
De acordo com Nells Rodrigues, da Diretoria de Infraestrutura e Logística (Dlog), da Secretaria de Educação, estão em fase de execução as obras em 30 espaços de educação em todo município, tanto na zona rural quanto na zona urbana, e à medida que os espaços vão sendo concluídos, são entregues à comunidade.
“Nós ainda temos a previsão de inaugurar este ano a Escola Pedro Marinho, em Brejo do Meio, Núcleo de Atendimento à Pessoa Autista, totalmente concluído e ainda temos dois NEI’s (Núcleos de Educação Infantil) do FNDE. O NEI da Antônio Monteiro, na Vila 3 Poderes e NEI Elda Bentes, na Vila Santa Fé. São obras que estarão prontas e serão equipadas para inauguração, disse Nells Rodrigues, Diretor de Infraestrutura e Logística.
Recentemente os estudantes de Marabá receberam mais escolas e NEI’s revitalizados e também totalmente construídos, como foi o caso do NEI Álvaro José, no Núcleo Morada Nova e a Escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira.
No início do ano letivo de 2023, novos espaços devem ser entregues à comunidade. “Temos outras obras bastante avançadas e deverão ser inauguradas no início do ano letivo de 2023 que são as Escolas São Félix, Escola Arco Íris, em Morada Nova e a Escola Martinho Motta, na Folha 27”, informou Nells Rodrigues.
Inaugurado em abril deste ano, o novo NEI Deodoro de Mendonça substituiu a estrutura física do antigo prédio, onde já não apresentava espaço suficiente para atender as crianças do bairro Francisco Coelho. Hoje, com o novo prédio, as crianças ganharam salas confortáveis e mais espaços para atividades lúdicas.
A professora Josiane de Almeida Lima, gestora do NEI, disse que com a mudança para o novo espaço todos ganharam, tanto professores quanto alunos e a própria comunidade porque mudou completamente a maneira de trabalhar a educação.
“Com esse novo espaço que é amplo, acolhedor, com bastante opções de ensino-aprendizagem tem melhorado bastante para que as crianças no conforto tenham uma aprendizagem bastante significativa e também para a comunidade do bairro Francisco Coelho, pois o espaço anterior era muito pequeno e para a Educação Infantil é importante um espaço amplo para desenvolver um bom trabalho”, explicou a professora Josiane Lima.
A consequência de uma mudança na estrutura física das escolas é o avanço no processo de ensinar e aprender, com espaços mais amplos e novas salas de aula. Em 2023, segundo a Dilog, novos espaços estão no planejamento para receber novas obras de revitalização e ampliação.
“Na parte da educação estamos com um investimento maciço, muitas escolas estão num plano de revitalização e também a construção de quadras cobertas nas escolas. Ano que vem temos muitas obras na área de educação em Marabá”, disse Nells Rodrigues, diretor Dilog.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Arquivo Secom