SMS: Ação do Outubro Rosa/Novembro Azul na UBS Laranjeiras atende dezenas de homens em horário estendido
A campanha Outubro Rosa/Novembro Azul, com ações de prevenção e combate ao câncer, reuniu dezenas de homens na Unidade Básica de Saúde Laranjeiras na noite de quarta-feira, 09. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da UBS ofertaram aos usuários, além de testes do PSA (Antígeno Específico da Próstata), consultas médicas e de enfermagem, dentre outros serviços. As mulheres também receberam atendimento para a coleta do PCCU (exame preventivo do colo do útero).
Fábio Oliveira, gerente da UBS, explica as diversas estratégias de divulgação realizadas para conseguir atingir o público esperado.
“Fizemos convites impressos, boca a boca através das nossas equipes de estratégia da Saúde da Família, por meio do WhatsApp, Instagram da UBS e tudo com o objetivo de sensibilizar os homens para o autocuidado. Percebemos um número muito grande de pessoas, homens com câncer de próstata, e isso se deve àquela questão do não cuidado. Em algumas situações, a pessoa não percebe que está com o problema e a doença vai evoluindo. Então, tem de ser o acompanhamento pelo PSA e em alguns casos até mesmo pelo toque retal que a doença pode ser descoberta”, enfatiza o gerente.
Fábio ainda ressalta que muitos homens tiveram que voltar para casa sem a realização do exame por não estarem preparados. É que para fazer o exame são necessários alguns cuidados : jejum de quatro horas, evitar a ejaculação, andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo dois dias antes da coleta; evitar o uso de supositório, sondagem uretral ou a realização do toque retal três dias antes da coleta; não realizar cistoscopia cinco dias antes da coleta.
“Alguns homens perderam essa oportunidade de fazer esses exames hoje, porque vieram de bicicleta ou vieram de moto. Ou até mesmo tiveram relações sexuais nas últimas quarenta e oito horas. Mas a gente vai continuar na nossa rotina da UBS, realizando esse tipo de atendimento. Nos atendimentos clínicos, a pessoa pode solicitar com nossos clínicos, temos quatro médicos atendendo na nossa unidade”, explica o gerente.
A campanha Outubro Rosa/Novembro Azul, continua até o dia 30 nas UBS’s do município, mas de acordo com a coordenação da Saúde do Homem da SMS, as coletas devem se estender até o mês de dezembro. Até o momento, cerca de 400 exames foram realizados no município.
“Vamos fazer a coleta até 10 de dezembro. É importante a gente frisar que durante todo o mês nós estaremos fazendo a campanha de forma noturna, das 18h às 22h, cada dia em uma unidade diferente até o dia 30. E nos finais de semana estamos fazendo a coleta nos postos da zona rural, das 08h às 12h. Então pedimos aos homens que venham porque as unidades básicas disponibilizam o preparo de forma correta para que o exame saia de forma coesa e nós possamos atender toda essa demanda de forma quantitativa e qualitativa”, destaca Helane Moreira, coordenadora do programa.
Após a coleta do PSA, se o homem for diagnosticado de forma positiva com alguma alteração, será encaminhado ao Centro de Especialidades (CEI) para o acompanhamento pelo urologista da rede. E caso haja necessidade, será encaminhado para acompanhamento com oncologista em Tucuruí ou em Belém.
Homens deixam preconceito de lado e dizem SIM à vida
Cuidar da saúde é uma escolha rotineira para o aposentado João Vivaldo Macias, 66 anos. Ele diz que todos os anos participa da campanha Novembro Azul para não ser surpreendido por doenças que poderia ter combatido com antecedência.
“A prevenção é a melhor forma de evitar o pior, né? Então eu todo ano faço. Agora mesmo eu já fiz a ultrassonografia, deu meia alterada, então, mandaram eu fazer o exame do PSA. Vou prevenir para que mais tarde a gente não esteja chorando, morrendo de dor por aí. A partir dos 40 anos a pessoa já deve começar a se preocupar com isso e existem vários métodos, aquilo tudo que falam por aí é brincadeira. O importante é cuidar da saúde. É cuidar.” alerta.
O agente de trânsito, João Pereira de Souza, 56 anos, também não descuida da saúde, principalmente porque segundo ele já houve casos da doença na família.
“Acima dos 40 anos você tem que vir porque o melhor remédio é a prevenção. Então nós estamos aqui mais uma vez. Pra fazer o teste, fazer os exames e ter toda certeza que a nossa saúde está em dia. Desde os 40, todos os anos eu faço, ainda mais a gente que já teve situações dentro da família. Até convido os amigos, os companheiros que estão por aí, que levem a sério e que venham, para a prevenção e para ter uma saúde estável”, reforça o servidor público.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento