Seplan: V Conferência das Cidades e VIII Conferência do Plano Diretor Participativo de Marabá são realizadas no Centro de Convenções
O auditório do Centro de Convenções Carajás é o local da realização de dois eventos para debater o futuro de Marabá para os próximos anos. Trata-se da V Conferência Municipal das Cidades e a VIII Conferência do Plano Diretor Participativo de Marabá, que acontecem nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 novembro.
A abertura do evento aconteceu na manhã de hoje, 17, e contou com um grande público para acompanhar a primeira palestra da programação com o tema: Cidades Democráticas, Inclusivas e Sustentáveis, com o Professor Dr. José Júlio Ferreira Lima, da Universidade Federal do Pará.
Luciano Lopes Dias, vice-prefeito de Marabá, participa do evento e destaca a importância da participação da comunidade para pensar em uma cidade mais democrática e com sustentabilidade.
“A participação da sociedade em todo momento é importante, em todas as questões que vamos dividir. A participação da sociedade é importante para que possamos evoluir enquanto cidade. Pensar a cidade estrategicamente, considerando as áreas de expansão, o crescimento econômico e o zoneamento. Tudo isso é muito significativo para que possamos construir uma Marabá cada vez melhor”.
O secretário municipal de Planejamento e Controle Karam El Hajjar explica que as palestras são muito importantes para a comunidade, pois tratam de temas relevantes para o município.
“Durante esses dois dias são três palestras extraordinárias com professores de Belém e da Unifesspa e quatro oficinas durante a tarde sobre Habitação de Interesse Social, Planejamento Urbano, Infraestrutura Urbana e Mobilidade Urbana. Nessas oficinas teremos a oportunidade de apresentar os problemas, apresentar as ideias e soluções que serão levadas para a Conferência Estadual em Belém no mês de abril”, esclareceu.
Além da escolha de novas ideias para melhoria na cidade em relação à infraestrutura, habitação, mobilidade urbana entre outras, a V Conferência das Cidades vai definir os oito delegados que representarão o município na VII Conferência Estadual das Cidades. Os delegados serão eleitos durante o evento no município.
A VIII Conferência do Plano Diretor Participativo tem o objetivo de eleger os trinta novos membros que farão parte do Conselho do Plano Diretor, sendo 14 membros representantes do Poder Executivo, 1 do Poder Legislativo e 15 representantes da sociedade civil para um mandato de 2 anos referente ao período 2023/2024.
Para o engenheiro civil Fábio Moreira, Secretário de Viação e Obras Públicas, o evento consiste em um momento de participação da sociedade, em apresentar novas propostas que viabilizem as melhorias para a cidade. “Não tem momento melhor quando a sociedade e as entidades se unem para planejar as cidades mais sustentáveis e mais democráticas. Para isso precisamos ouvir a sociedade, os anseios dela para que possamos, enquanto poder público, organizar a cidade de maneira mais democrática para todos”, disse.
O evento obteve mais de 200 inscritos, entre professores, estudantes, líderes comunitários, membros de conselhos municipais e gestores públicos, que durante os dois dias de trabalho estarão participando de oficinas em 4 eixos, como planejamento Urbano, Infraestrutura, mobilidade e Habitação de interesse social.
“A parceria do SDU junto ao Plano Diretor precede uma nova etapa, que é auxiliar tecnicamente a ordenação dos espaços públicos. Para o crescimento de Marabá é necessário que tenhamos qualidade de vida, uma nova acessibilidade, um trânsito mais organizado. A troca de conhecimento, a apresentação de ideias e soluções são importantes para que acompanhem o crescimento da cidade e para evitar que seja um crescimento desordenado”, pontuou Mancípor Lopes, Superintendente de Desenvolvimento Urbano (SDU).
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom