Marabá que canta: Banda formada por Guardas Municipais, GD 20, faz sucesso na cidade
A mais democrática das artes, a música, está presente na vida de todos. Em Marabá, no dia a dia do serviço público municipal, um grupo se destacou nos últimos anos: a GD 20. Ela é uma banda que começou no refeitório da Guarda Municipal de Marabá (GMM), formada por quatro amigos, todos guardas municipais, que tocavam para distrair e divertir os amigos no trabalho.
Hoje eles dividem seus dias (e noites) entre garantir a ordem no município e contribuir com a cultura e diversidade, por meio da mensagem do rock nacional. “A banda surgiu no ambiente de trabalho. Temos nossos intervalos das refeições e nesses momentos de descontração trazíamos os violões e tocávamos algumas canções para desestressar da rotina do dia a dia”, comenta Henderson Soares, guitarrista da banda.
Em 2019, em um tributo à Legião Urbana, realizado na Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, a banda fez a primeira apresentação oficial. A música escolhida foi Sereníssima, uma das preferidas do vocalista Frank Sales. “Marcou minha adolescência, desde os 13, 14 anos era ouvindo Legião Urbana todo dia. Amo mesmo essa banda”, comenta.
No mesmo ano, a banda também se apresentou no Carajás Centro de Convenções durante a programação da 1º Festa Literária de Marabá e também no carnaval, no bloco Gaiola das Loucas.
Legião também é a banda preferida de Henderson Soares. “Foi meu primeiro contato com o rock e mantenho esse carinho”, revela.
Para Charles Sousa, que também se arrisca no vocal e se define como “mais eclético”, a banda preferida é Titãs. “Eles fazem um som de rock, mas que, às vezes, puxa para o reggae e outros estilos. Algo mais misturado e que acho muito legal”, conta.
Atualmente, eles se apresentam nas casas noturnas de Marabá. E o que era apenas diversão virou também profissão. “A gente ajeita os plantões e organiza para que não batam com os dias de show. Quando não dá mesmo, realizamos trocas. Mas é exceção”, explica Henderson.
Durante a pandemia, a banda realizou uma live no Youtube, que pode ser assistida aqui.
O repertório da banda fica entre o rock e o pop rock, totalmente focado para o nacional. O repertório é composto principalmente por bandas, que vão dos anos 1980 até os anos 2000. O bar Araguaia, localizado no Orla de Marabá, é hoje um dos principais pontos para quem quer acompanhar o som da banda. A próxima apresentação será na sexta-feira (25).
“A gente gosta desse estilo e Marabá estava parada, tendo essa avalanche de sertanejo. A GD20 ajudou o cenário a voltar para os bares, ajudar a essa cena a ter mais visibilidade. Decidimos fazer o negócio e conseguimos ajudar a alavancar. As bandas da cidade de outros estilos ganharam um novo ânimo”, comemoram.
A banda chegou a produzir algumas músicas autorais há algum tempo, mas ainda não conseguiram colocar o processo de gravação em prática. “A gente acaba fazendo outras coisas e o tempo vai passando. Mas ainda está nos planos. Queremos fazer música, gravar. O futuro a Deus pertence”, comenta Frank Sales.
Ele conclui destacando a importância da música na sua vida. “Música para gente é tudo. Canto desde pequeno , toco violão, teclado. É a essência da minha vida. Sem a música eu não sou a mesma pessoa”, conclui Frank.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento