SSAM: Equipes de roço, grotas e bueiros trabalham intensamente nos bairros
Com a missão de deixar a cidade limpa e evitar prejuízos com a chegada das chuvas, o Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) tem intensificado as ações por toda a cidade. Com uso de máquinas, equipes de limpeza de grotas, valas e bueiros estão atuando no Residencial Tocantins e na Avenida Minas Gerais, no bairro São Miguel da Conquista. Já as equipes de roço atuam em vários pontos, dentre eles, em frente ao Aeroporto e ruas do bairro Laranjeiras, no núcleo Cidade Nova, e na Nova Marabá podem ser vistos nos arredores do ginásio das Folhas 16 e 11, próximo à feirinha.
Odilon Cerqueira, chefe da Limpeza Urbana, diz que o objetivo é “sempre deixar a cidade bonita e limpa, principalmente neste período de chuva para evitar os alagamentos e a proliferação de doenças transmitidas por mosquitos e animais peçonhentos”.
Julimar de Sousa Lima, responsável por uma das equipes de roço, disse que o trabalho é intenso e contínuo. Esta semana, a equipe dele está trabalhando na VP-7, entre as Folhas 16 e 11, concluindo o canteiro central próximo ao posto do Hiroshi Matsuda. Eles fazem o roço e rastelação, enquanto as máquinas e caçambas se encarregam de retirar o entulho do local. Apesar da especificidade do trabalho, ele diz que a população pode contribuir com o serviço.
“A população pode contribuir não jogando lixo irregularmente. Às vezes, o pessoal acaba de limpar e vem pessoas jogar lixo e a gente não pode nem falar porque eles acham ruim, dizendo que é a nossa obrigação limpar, ou seja, eles não fazem a parte deles. Quando o lixo cai em um canal desses aí, vem a chuva, entope, e daí começam a reclamar da prefeitura. Fica difícil trabalhar assim. As pessoas não respeitam, é assim direto. Então, a gente pede para que as pessoas joguem o lixo nos locais e horários certos”, solicita o servidor.
Vale destacar que a Prefeitura de Marabá trabalha na manutenção da limpeza da cidade diariamente. Um serviço essencial, realizado pelas equipes do SSAM, que atuam em várias frentes: varrição, capina, roço, coleta, recolhimento de entulho, limpeza de grotas e bueiros e revitalização de meio-fio. O cronograma é variado e feito diariamente de acordo com a necessidade.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento