SMD/Semed: Segundo dia de eventos dos 15 anos do PSE aborda profissionais da educação
O Programa Saúde na Escola (PSE) realizou nesta quarta-feira (23) o segundo dia de eventos em comemoração aos 15 anos do Programa no município. Dessa vez a capacitação foi realizada com os profissionais da educação que são treinados para terem noções básicas de primeiros socorros e passarem conhecimentos básicos da área da saúde para os alunos. Também abordaram temas como saúde bucal, saúde mental, alimentação saudável, entre outros nas salas de aula e eventos escolares.
Amanhã, 24, será realizada a culminância com os alunos que recebem ensinamentos do Programa, na Praça São Francisco, das 8h às 12h. Será uma ação social com concurso de paródias com temas de saúde, concurso de teatro infantil e apresentações. Além disso, também serão ofertados serviços como vacinação, suplemento de vitamina A, pesagem do Auxílio Brasil, entre outros.
O PSE visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino básico, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação.
Marabá é destaque no estado do Pará e está entre as sete cidades que conseguiram completar as 13 metas estabelecidas no programa e sendo a única a implementar por conta própria uma 14ª meta tratando de saúde mental.
“A importância do programa em fomentar a parceria da saúde com a escola e falar das doenças mentais e psicossomáticas é imensurável. Os casos têm crescido e as crianças muitas vezes estão sós, precisam desse. Os adolescentes são os que mais necessitam, principalmente os alunos dos 6° ao 9° ano”, avalia a profissional de educação, Maria da Conceição Lima Pereira.
O diretor de programa e projetos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Orlando Lima, também faz uma avaliação positiva e destaca a importância do programa no dia a dia dos alunos. “Parabenizo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo trabalho que vem sendo desenvolvido e a Secretaria de Educação que tem emanado esforços para desenvolver o programa, que é de suma importância. Eu acho que precisa ser ampliado porque Educação e Saúde são paralelos. Eu creio que uma criança com saúde tem mais possibilidade de aprender”, enfatiza o diretor.
De acordo com Orlando Morais um dos objetivos do evento é apresentar à sociedade as ações realizadas pelo programa que beneficia centenas de alunos da rede municipal. “Além disso, o município está sendo avaliado por uma equipe de Belém, almejando conseguir uma das três vagas para participar do evento comemorativo nacional, em Brasília, já que está entre os sete municípios dos 144 do estado que conseguiram desenvolver as 13 temáticas pelo MEC”, completa.
A coordenadora do PSE pela área da saúde, Tarcilene Cristina, destaca que o principal ponto do programa é criar multiplicadores do conhecimento que vão da área da saúde para a área escolar e para os alunos, que acabam também levando o aprendizado para dentro de casa, beneficiando assim toda a comunidade escolar e famílias.
“Os ensinamentos vão desde ensinar a escovação dos dentes até alimentação saudável. Falar de gravidez indesejada, doenças transmitidas, saúde mental. É todo um trabalho desenvolvido para que a criança seja orientada e leve isso para o seu dia a dia”, conclui Tarcilene.
Texto e Fotos: Osvaldo Henriques